Medida representa fim do tempo de espera para ser atendido
A partir de segunda-feira (21) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o benefício. Ao acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. A medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.
É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício.
Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
E com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.
Meu INSS
O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.
Estão sendo investidos esforços para melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
E, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.
Lista dos Serviços que passarão a ser agendáveis:
Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
Alterar meio de pagamento
Cadastrar Declaração de Cárcere
Transferir Benefício para outra Agência
Desistir de Aposentadoria
Cadastrar ou Renovar Procuração
Cadastrar ou Renovar Representante legal
Reativar Benefício
Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte