quinta-feira, 27 de junho de 2019

DO QUE TRATA A ANGIOLOGIA? Saiba agora com Dra. Nina Rosa Lira, da UPAE Garanhuns

Especialidade é oferecida na Unidade de Saúde para os municípios da V GERES


Muito provavelmente você conhece alguém que precisa dos cuidados de um angiologista, especialidade médica que trata dos problemas que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos, tanto para o tratamento clínico, quanto na prevenção de casos que podem se tornar muito graves.

Quem explica para gente a especialidade é a Dra. Nina Rosa Lira, Angiologista e Cirurgiã Vascular. Segundo a médica especialista, para uma definição mais exata, a angiologia cuida dos vasos do sistema circulatório, o que inclui as artérias, as veias e também os vasos linfáticos, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. "As artérias são os vasos que partem do coração, transportando sangue rico em oxigênio e nutrientes para todos os tecidos e órgãos do corpo. Por sua vez, as veias fazem o fluxo inverso, recolhendo o sangue “usado”, já sem oxigênio, dos órgãos de volta para o coração. Por fim, os vasos linfáticos, são os responsáveis pelo transporte de líquidos e proteínas que não estão dentro dos vasos sanguíneos. O mau funcionamento desse sistema pode acarretar diversas doenças." - Afirma a médica.

As enfermidades mais comuns que passam pelo ambulatório de angiologia da UPAE Garanhuns são relacionadas ao sistema venoso e linfático, como as varizes, úlceras de perna, inchaço de membros e trombose. Todavia, Dra. Nina Rosa lembra que através de investigação clínica e exames, como a ultrassonografia vascular, pode-se chegar a diagnósticos de doenças arteriais, tais como, aneurismas e obstruções da circulação cervical (pescoço) e periférica dos membros, prevenindo o acidente vascular cerebral (AVC) e gangrenas dos membros.

A UPAE Garanhuns tem a angiologia entre as 20 especialidades médicas oferecidas, com consultas ambulatoriais com Dr. Felipe Alapenha e Dra. Nina Rosa Lira, que também é responsável pelos exames de Ultrassonografia Doppler Vascular, na própria unidade de saúde, com equipamentos modernos que proporcionam qualidade para o diagnóstico preciso.

A UPAE Garanhuns faz parte da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP, atendendo pacientes dos 21 municípios que fazem parte da V Regional de Saúde.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.