Na entrevista coletiva nesta terça-feira, o deputado Izaías Régis afirmou que fechará a ACIAGAM depois de prestar contas dos convênios ainda em abertos com o Ministério do Turismo. Izaías disse que a ACIAGAM não mais promoverá eventos e que as verbas previstas para liberação para o próximo ano só conseguirá para as prefeituras que estiverem adimplentes, para assim receberem o repasse diretamente. Quanto aos Festivais que criou em Garanhuns, "Jazz", "Música e Arte" e "Jovem Guarda", ele disse que se for do interesse da prefeitura realizá-los, irá atrás dos recursos, mas não mais pela ACIAGAM. Foram ao todo 15 convênios para os eventos e 11 já foram prestado contas. Quanto a questão de a ACIAGAM só ter feito eventos, o deputado afirmou que a ACIAGAM não pode construir, não lhe é permitida a construção de obras. O deputado informou que continuará na busca de recursos e que neste exato momento existem muitas verbas em Brasília para projetos que não foram utilizadas porque os municípios e estados estariam inadimplentes, e assim não podem utilizá-los. É feita uma redistribuição para projetos apresentados, e é aí que o deputado espera conseguir mais incentivos para a região. O deputado falou de alguns projetos encaminhados, como o IPPON, inclusive com a participação do judoca e mestre Carlos Tevano, que estava presente, que visa incentivar as crianças com desporto e cultura nas escolas e o projeto entregue ao Ministro Tarso Genro, para utilização do Pronasci, um programa nacional de combate a violência. O deputado informou que Garanhuns está com grande quantidade de crianças e adolescentes sendo dominadas pelas drogas, principalmente crack, inclusive com uma grande apreensão recente pela polícia.
Perguntamos sobre seu partido, o PTB, do ex-secretário Sílvio Costa Filho e que tem também o Ministério do Turismo, Luis Barreto, mas o deputado preferiu não entrar no assunto partidário. Questionamos também sobre a prestação de contas da ACIAGAM se estaria aberta à imprensa e ao público e a resposta é que ela sempre está aberta, através dos sites e de quem se interessar.
O deputado Izaías Regis, questionado por Marcos Cardoso, sobre sua recente afirmação de que entraria em contato com empresas para tirar o patrocínio em uma emissora de rádio que estaria lhe perseguindo, inclusive Marcos cobrou se seria assim, que voltaria no tempo para fazer a política de perseguição de antigamente, Izaías ponderou e afirmou que havia mudado de posição, retiraria o que disse, que não perseguiria para não pagar na mesma moeda, que havia falado muita coisa com a cabeça quente. O deputado em vários momentos fez referências a um profissional de imprensa que estaria criando fatos contra sua pessoa. Falou também da pessoa que estaria abastecendo os blogs da capital com as denúncias, e que este seria um pseudônimo. Ao final, em diversos momentos, cobrou que a sociedade crie sua agenda positiva, que esqueça nomes e pense em Garanhuns. Mas que valorize quem é daqui!
Izaías Régis disse ter conversado com o governador Eduardo Campos sobre as denúncias, e este lhe deu forças, dizendo que não se abalasse, e citou o próprio exemplo, dizendo que ninguém havia sofrido mais com denúncias aqui em Pernambuco, e hoje, aos 41 anos, é governador do estado.Como o deputado afirmou que a ACIAGAM não mais promoverá os Festivais que criou, mas que poderá buscar os recursos para a prefeitura realizá-los, procuramos saber de Almir Penaforte, vice-prefeito presente e Gabriela Valença, secretária de Turismo, se o município assumiria os eventos, mas ambos informaram que cabe ao prefeito Luiz Carlos a palavra sobre esse fato novo em Garanhuns. De certo, os recursos para o Garanhuns Jazz Festival já existem e o evento acontecerá novamente no carnaval.
.
Encerramos aqui nosso acompanhamento da entrevista coletiva.