Estamos recebendo uma informação que, se confirmada, mais uma vez a secretaria de cultura vai na contramão dos artistas de Garanhuns.
No mês passado realizamos uma conferência intermunicipal de cultura. Já avaliamos ter sido um erro juntar oito municípios tão disformes para tratar de um tema tão importante. Garanhuns poderia ter feito a sua independente, municipal, para ensejar o debate e a fomentação cultural. Mas até aí, tudo bem! Na conferência foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual que começa hoje, terça-feira, em Recife. Sei que tinha um pessoal da SAGA, Sociedade dos Artistas de Garanhuns. Pois bem! Agora a galera não vai poder se deslocar pra capital pra o evento estadual porque a Secretaria de Cultura disse não ter condições de mandar os delegados eleitos, quem quisesse que fosse por conta própria. Ora, se a pessoa foi eleita em um evento oficial para representar uma região, lembrem, a conferência foi intermunicipal, então não seria responsável o poder público pela defesa dos interesses da sua população e sua cultura? Então quem nos representará em tão importante conferência pernambucana? A própria secretária Ivone Silva e uma outra pessoa, representante da sociedade civil, que não nos foi passado o nome. Perguntamos: Quem dos nossos artistas e produtores culturais estará representando nossa gente nessa conferência? Ninguém. Um passo para trás gigantesco. É um retrocesso deixar de participar das discussões acerca da cultura pernambucana em um forum privilegiado, inclusive com olhares federais para uma conferência nacional que acontecerá em Brasília. E sabem quando o Marcondes Hugo que seria um dos delegados ficou sabendo que não teria suporte para sua viagem a Recife? Ontem, por que foi na Secretaria de Cultura pedir informações. E ouviu -"Se quiser ir vá, por sua conta!". Como sabemos que artista é "peça ruim" que teima em não ter dinheiro, dificulta a ida, mas não inviabiliza. Vai que um doido desses aí vai de carona, né não?!?!
Ficamos com a impressão que a conferência de Garanhuns só saiu por exigência do Ministério da Cultura, pois o ideal é artista calado aceitando as migalhas que jogam aos pombos. É o novo grito dos excluídos...
Como sempre, o blog está aberto a considerações, explicações, respostas, etc.
.