terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Começa a Copa do Brasil para os pernambucanos


Meus amigos, o campeonato pernambucano dá uma pausa para a copa do Brasil. Santa Cruz, Sport e Náutico. Os adversários são desconhecidos. O Santa vai até o Amazonas e pega o atual campeão, o América, que terceirizou seu futebol e hoje é administrado por cinco empresários. O Náutico pega o Ivinhema do Mato Grosso do Sul, o nome é feio, mas o time é vice campeão do estado e tem só 4 anos de fundação. E o Sport pega o Brasília, na terra do dinheiro, é tanto dinheiro por lá que tem quem bote até na cueca e na meia. Não é bom brincar em serviço e se puder faturar logo, que vença então por dois gols de diferença, pra não ter o jogo de volta.
O Santinha está traumatizado com a Copa do Brasil e pra ele qualquer time é forte. Já foi eliminado na primeira fase por equipes consideradas também desconhecidas. Saiu em 2007 pro Ulbra de Roraima e um ano depois foi para o FAST Clube lá do Amazonas, aliás onde se encontra o tricolor. Mais conhecido mas sem tradição, o Americano de Campos também já deixou o Santa pra trás. No Náutico a estréia é do técnico Gallo, que comanda a equipe num jogo sem noção. Ninguém sabe direito como joga esse tal de Ivinhema, mas é claro que o Timbu deve ter suas informações de profissionais da região. Se o alvirrubro não tem feito bonito a ponto de chegar lá na frente da competição, também não tem passado o vexame dado pelo Santa Cruz ultimamente. Bonito mesmo fez o Sport há dois anos, quando foi campeão da Copa do Brasil em cima do Corinthians, que aliás foi o campeão do ano passado. O Sport jogou a Libertadores da América justamente por conta de ter vencido a Copa do Brasil, considerado por todos os clubes e imprensa especializada como o caminho mais fácil, inclusive para clubes intermediários do Brasil disputarem o torneio continental. Assim, já foram Juventude, Paulista de Jundiaí, Santo André, Criciúma, entre outros. Portanto é desse Sport que se espera mais, e vai ser em Brasília, que está sem ter quem mande por lá atualmente, que o rubronegro pode chegar com vontade e fama de patrão pois a casa está sem dono. O adversário do Sport além de ser de Brasília se chama Brasília, então aí não tem dinheiro na meia que compre futebol. Ou tem? O vice-governador que renunciou ontem é o dono do arquirival do Brasília, o Paulo Otávio é quem manda no Brasiliense e por lá ainda tem o Gama que é forte. Portanto o Brasília, que lembro dele dos anos 80, naqueles campeonatos brasileiros inchados pela CBF que davam 90 clubes, visa retornar aos áureos tempos dos torneios nacionais. Sinceramente acho que os três passam pelos seus adversários. Pode ser que um ou outro deixe acontecer o jogo da volta, mas América de Manaus, Brasília e Ivinhema não devem ser páreos para o trio de ferro da capital, a menos que um dos três tome o mesmo chá de andar pra trás que o Santa andou tomando. Mas não acredito que isto aconteça. Vamos juntos torcer pelos clubes de Pernambuco para que possam melhorar a imagem que o nosso futebol tem deixado pra todos os torcedores, temos descido a ladeira quando o assunto se trata de torneios federais, com vários rebaixamentos recentes em nossa história. Cá entre nós, ainda bem que Copa do Brasil não tem rebaixamento, mas como tem eliminação precoce é bom tomar uma boa dose de cuidado e respeito aos adversários, mesmo sendo eles desconhecidos. Um abraço a todos!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.