sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vereadores de Garanhuns, o que foi que de fato aconteceu?

Estava eu ontem à tarde ouvindo rádio quando entra o Valdir Marino com um flash da Câmara de Vereadores para o programa do Gilson Santos. Falava da eleição tumultuada para a presidência da casa. Não entendi nada!! Eleição?!?! Em agosto??? Tumulto?!?!
Fiquei perdidinho! Que vergonha, um blogueiro não saber das coisas, né não!?!?
Aí bateu uma impressão que não era somente eu. Procurei alguns amigos e ninguém sabia de nada.
Na verdade teria ou teve uma eleição para a presidência do poder legislativo municipal agora, para a gestão que só começa em janeiro, portanto daqui a quatro meses. Procurei saber e me disseram que foi uma forma encontrada pelo presidente Sílvio Sabino para garantir sua reeleição antecipada. Já teria tudo acertado com o grupo que lhe apoiaria na recondução à presidência. Todos sabem da vontade de Sílvio de se candidatar a prefeito, e reassumindo a presidência da Casa Raimundo de Morais teria mais chances de realizar esse sonho, contando com o apoio do prefeito Luiz Carlos. Paralelamente a isto, Sílvio passa por um problema de saúde na família, estando com uma irmã em São Paulo com uma grave doença. Neste exato momento, o vereador se encontra na capital paulista acompanhando a situação. Neste ponto haverá discussão. Ouvi dizer que ele teria viajado apenas para que a reunião não acontecesse.
Antes de viajar,  Sílvio teria decretado o adiamento da reunião desta quinta-feira e remarcado a eleição, encaminhando a informação ao gabinete dos vereadores. Para sua surpresa, ou não, também na terça-feira, foi formalizada a chapa que tem Gersinho Filho como presidente. Sem Sílvio na casa, atual presidente, não poderia ter a eleição. Mas os seis vereadores presentes, entre eles o vice-presidente Zé de Vilaço e o primeiro-secretário Ary Junior, mais Gersinho, Junior Negrão, Lucena e Natalício, que são maioria para uma eleição, resolveram fazer a reunião. Porém a Câmara estava fechada e seria necessário encontrar as chaves. Aí foi o momento do tumulto.
Bem, a reunião aconteceu e elegeu Gersinho Filho, o novo presidente, com apoio do deputado Izaías Régis. Ora, Sílvio seria o candidato do prefeito e Gersinho do deputado. Aliados já há alguns anos, Izaías e Luiz Carlos, estão juntos nesta campanha eleitoral. Fico com a impressão que esta aliança política tem data e hora para acabar, 3 de outubro, às 17h01min.
Como tem os seis votos, Gersinho será o presidente da Câmara, mesmo que seja necessária outra eleição, a não ser que as articulações políticas causem alguma baixa no grupo que agora o apoia. Mas sinceramente, acho muito difícil!
A questão agora será jurídica. E hoje deveremos ter a repercussão do assunto na cidade.
É importante ponderar que o prefeito perde força política para o deputado, o que pode complicar sua vida no futuro se vierem a romper.
E pra finalizar, acho que tratar desse tema antes da eleição de 3 de outubro foi um erro político para todos, podendo causar contrangimentos ainda para esta eleição.
E um fato: A eleição para a sociedade garanhuense foi pouco ou nada divulgada.
.
O blog está aberto a qualquer informação que nos complemente ou retifique as informações aqui relatadas. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.