Recentes pesquisas mostram uma queda de Dilma e um crescimento de Marina, que chegou aos 14 pontos. A diferença entre a vitória no primeiro turno e a realização do segundo seria de apenas dois pontos. Tem uma questão que acho interessante enfatizar.
Se Dilma vence no primeiro turno não precisa dialogar com seus adversários, somente vai repartir o bolo com os partidos que já integram a sua coligação, e é claro, o faminto PMDB.
Mas se tem segundo turno, em tese tudo volta a etapa zero, e Dilma e seu adversário, seja Serra ou Marina, terá que conversar com o terceiro colocado e os demais, buscando uma aproximação em busca de seus votos, e isto leva a uma maior participação didática em um futuro governo. Como caminha para Marina ser esta terceira colocada e Plínio o quarto, seus apoios em um segunto turno podem ser fundamentais, pois ao menos simbólicos já relevam de importância aqueles que receberem seus avais.
E vou falar uma coisa séria: Sinceramente acho que Marina tem mais chances em um segundo turno contra Dilma. Embora acredite que pelo apoio do presidente, Dilma vença qualquer um!