A Betânia comprou os direitos sobre a marca CILPE da Parmalat e agora voltará a produzir o leite que durante décadas foi sinônimo de leite pernambucano. A marca já está no mercado, inclusive derivados como leite longa vida UHT, o desnatado, o achocolatado e o Cilpinho (também no sabor chocolate, em uma embalagem de 200 ml) são produzidos em Morada Nova, no Ceará. Mas a partir de novembro serão fabricados em Pedra, Agreste, quando será inaugurada uma nova fábrica da CBL, orçada em R$ 5 milhões.
Esse investimento mostra que essa região do Agreste está vivendo um novo momento de crescimento em sua bacia leiteira, com projetos públicos e privados, impactando toda a agro-pecuária. Inclusive, podemos ressaltar, que a capacitação em cursos técnicos e superiores têm mostrado que estamos ainda no começo do que parece ser uma nova história em nosso campo.
Mas nessa questão da volta do Leite Cilpe ainda tem uma pendenga jurídica. A Inbralat, indústria paraibana, também está utilizando a marca em alguns dos seus produtos, sob o argumento de que o direito de utilização estaria caducado depois de 5 anos.
Por falar em grandes marcas voltando, nesse breve momento nostalgia, é o BANORTE. Mas a gente fala disso depois.