quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FBC na Integração Nacional, Ferro no Meio Ambiente e Rands na Cultura


Em uma articulação política que começou muito paulista, parece que enfim vamos ter a divulgação dos nomes nordestinos e, principalmente, pernambucanos.

Fernando Bezerra Coelho deve ser indicado hoje para o Ministério da Integração Nacional. É a volta dos Coelhos ao cenário político em nível federal. Considerado o supersecretário da administração estadual, FBC acumulou o Porto de SUAPE com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, e foi a área que Eduardo Campos mais conseguiu visibilidade com a expansão do estado e a chegada de grandes investimentos. Mas politicamente FBC entrou na briga pelo senado, Eduardo Campos acalmou o companheiro, tirou-o do páreo (foi difícil FBC aceitar), mas agora foi premiado com sua obediência política e capacidade gestora. Será ministro.

Com Rands e Ferro é diferente. Fernando Ferro é deputado federal considerado veterano. Líder do PT na Câmara dos Deputados. Já falamos de sua amizade com Dilma aqui, talvez ele seja mais próximo da futura presidente que mesmo de Lula. O nome de Ferro nasce de uma necessidade do PT nordestino se sentir representado na Esplanada dos Ministérios. É um cargo de visibilidade, o Meio Ambiente, que revelou Marina Silva para o Brasil.
Se o nome de Ferro for indicação do PT, Dilma aceitará com muita alegria.

O nome de Maurício Rands é mais jovem no cenário político nacional, mas ele é um daqueles que chegou chegando, em seu primeiro mandato na gestão anterior do governo Lula, Rands se mostrou um importante aliado, bom articulador e líder natural. Seu nome também seria pela representatividade natural e regional, pois foi no Nordeste que Dilma estabeleceu a diferença proporcional na vitória para presidente, e os políticos da região ainda não estão vendo essa reprentatividade nos nomes divulgados. O nome de Rands é bem aceito pela comunidade cultural.

Poderíamos dizer que os senadores eleitos Humberto Costa e Armando Monteiro também são ministeriáveis, mas dificilmente seriam chamados.

Vamos aguardar as divulgações, que pelo andar da carruagem, vão ser bastante importantes para Pernambuco. E se der Fernando Ferro no Meio Ambiente, podemos dizer que temos um Ministro da República.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.