Objetivando melhorar o meio ambiente e visando a adequação à Lei nº 12.305 de 2010, que responsabiliza os Municípios no trato com o lixo, determinando que apenas 20% do que for coletado seja colocado em seus aterros, uma vez que 80% dele é reciclável, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria Meio Ambiente, em parceria com a Empresa de Coleta de Lixo - LOCAR, realizará uma Campanha de Coleta Seletiva a partir do próximo dia 1º de junho, em todo o Município.
A Campanha será disseminada por meio de panfletos distribuídos nas residências; carro de som e inserções em emissoras de rádio. A mensagem contida nesses veículos orienta como se deve fazer a coleta seletiva; o que separar; quais os dias e bairros em que será realizada a coleta, dentre outros. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Rafael Lima, os cidadãos deverão separar todo o lixo seco como: plástico, vidro, papel, dentre outros, e colocá-lo em reservatório separado.
Em dia de coleta no seu bairro, o cidadão deverá colocá-lo em frente a sua casa para que o carro da LOCAR possa coletar o lixo. Um dia por semana o carro irá passar em cada bairro. Às Segundas-feiras a coleta será feita nos bairros Heliópolis e Centro; às Terças-feiras, será realizada no bairro José Maria Dourado (Brahma), Dom Thiago Póstma e São José; às Quartas-feiras, acontecerá no Aluísio Pinto, Boa Vista e Francisco Figueira (Cohab 2); já às Quintas-feiras, a ação acontece no Indiano, Cohab 1, Parque Fênix, Jardim Petrópolis e Vilas do Quartel e Lacerdópolis; e às Sextas-feiras, as coletas serão realizadas no bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3), Brasília e Magano.
Com a colaboração da população, todo o material coletado será levado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e destinado às pessoas que realizam a separação do referido material, para um destino final. Com isso, haverá um aumento em suas rendas.
O que não poderá ser reciclado como fraldas, absorventes, restos de comida e papel higiênico, continuarão sendo recolhidos normalmente, em conjunto com as Lâmpadas fluorescentes, baterias, pilhas e pneus, que deverão estar separados em outros reservatórios.
O óleo de cozinha, oriundo de frituras, poderá ser reutilizado como matéria prima para a confecção de outros produtos, como o sabão. Em Garanhuns, a entrega desse material é feita na Compesa e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bem como na sede da Fábrica de Sabão, localizada na comunidade de Manoel Chéu, no bairro do Magano.