Garanhuns vivenciou, no período de 24 a 27 de outubro, o 2º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas, realizado no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns. Durante o Evento nacional, que contou com a intensa participação de pesquisadores, estudantes, profissionais, produtores e empresários, foram vivenciadas inúmeras discussões sobre a produção e utilização da palma e outras cactáceas.
Nos quatro dias de atividades, os minicursos sobre “A utilização da Palma na alimentação humana”, realizado por Ione Alves Diniz, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e “A utilização da Palma na alimentação animal”, proferido por Airon Melo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE-UAG), Ricardo Alexandre Pessoa, também da UFRPE e Geovergue Medeiros, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), animaram os participantes do Encontro. “Ficamos encantadas com a viabilidade de debater em um só evento diversas questões, tanto ligadas ao agronegócio, quanto voltadas para parte farmacêutica e da alimentação humana”, declarou a professora Ione Diniz, da UFPB.
Outro segmento que atraiu a participação dos congressistas foi a realização dos simpósios de “Produção e utilização da palma e outras cactáceas” e “Agronegócio: produtos e processos da palma”, momento em que nomes de destaque nacional e internacional, a exemplo da Dra. Mônica Nazareno, da National University of Satiago del Estero – Argentina e Dr. Ali Nefzaoui, da FAO/ICARDA CACTUSNET, que estiveram palestrando diversas temáticas envolvendo a produção e utilização da palma e outras cactáceas. Movimentando ainda mais as atividades do 2º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas, a Visita Técnica à Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE) de São Bento do Una, envolveu os participantes com a meta de vivenciar na prática as discussões apresentadas no Congresso durante esses dias e mostrar as variedades da palma presentes na Unidade Demonstrativa da Estação.
A sessão pôster foi marcada pela apresentação de pesquisas e trabalhos científicos realizados por alunos, professores e pesquisadores de diversas universidades do País, assembléias, reuniões e apresentações artísticas. De acordo com Airon Melo, um dos organizadores do Evento, o Congresso superou a expectativas, cumprindo com êxito o seu objetivo principal. “Tivemos uma média de 500 pessoas envolvidas no Evento, entre palestrantes, que deram um show de informação, a equipe, que está de parabéns e o público, que a todo o momento esteve atento a programação do Congresso, focado nas formas de produção e utilização da palma e outras cactáceas, visando o melhor aproveitamento dessa planta, usada em diversas partes do mundo tanto para a alimentação animal quanto humana”, acrescentou.
. Reportagem:
Fotos: David Melo
Texto: ASPAS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Jacqueline Menezes
Jornalista - DRT-PE – 3314