quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Outro local para a feira da Av. Oliveira Lima - É possível???

Recebemos no e-mail um questionamento sobre a feira da Av. Oliveira Lima, que acontece às quintas-feiras e que traz alguns transtornos ao trânsito e principalmente aos moradores da artéria e da região. Também conta o fato de ser uma rua sem potencial comercial, ao contrário do que acontece com a Av. Duque de Caxias ou na praça da feirinha da Boa Vista.

O leitor pede para não ser identificado, claro, e traz alguns argumentos interessantes. Vejam...
.

Ronaldo, bom dia.

É incontestável que você, através do seu blog, é um formador e disseminador de opinião, na cidade. Acho pertinente tudo sobre o qual você escreve.

Porém um assunto muito me intriga e incomoda - e não falo como morador da avenida em questão - mas como um cidadão. Estou falando da feira livre, que acontece todas as quintas-feiras, na Avenida Oliveira Lima e agora também em parte da Djalma Dutra. E nunca o vi sendo discutido!

Os moradores dessa rua sabem o transtorno que ela traz. As pessoas chegam pra montar as barracas por volta das 4h da manhã. Alguns com o som do carro ligado. Descarregam as bancas sem a menor preocupação com a perturbação da ordem e do silêncio.

Ao amanhecer, as calçadas estão tomadas por motos, carros e carroças de burro. Há moradores que não tiram o carro pra trabalhar às quintas há muitos anos, tentando evitar um transtorno ou mesmo um dano.

Na quarta-feira mesmo o trânsito já fica complicado, para a "organização" das barracas. 

Os carrinhos de dvd pirata tocam músicas o dia inteiro (em alto volume), incomodando os que estão no sossego de suas casas. Apesar de guardas proibirem, muitos feirantes (e por vezes frequentadores) deixam os seus carros estacionados nas calçadas, e incrivelmente NA FRENTE DAS GARAGENS DAS RESIDÊNCIAS.

Somado a isso tudo, há o aspecto estético. Como uma cidade turística pode abrigar uma feira popular na transversal da sua avenida principal? Com cabeças e carcaças de animais expostas, lixo espalhado, restos de comida, som alto.

Não somos contra a feira, de modo algum. É tradicional, é útil. Mas o local não é adequado. Não conhecemos, nem nunca ouvimos falar de alguém ou alguma tentativa de se mudar essa feira de lugar.

Isso precisa ser revisto. Não só pela estética e adequação, mas pelo incômodo aos moradores. Há os que não se incomodam, claro. Sempre há. As opiniões as vezes divergem. Mas posso garantir que incomoda, e muito!
.
AGORA COMIGO: Debate pertinente! Quem opina?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.