Estamos na capital pernambucana, dia de sol com pancadas de chuva, como gosta de dizer a metereologia. O trânsito é o de sempre.
Estivemos fazendo algumas visitas, ao Dr. Ivan Rodrigues na sede da ARPE (Agência Reguladora de Pernambuco), que mais uma vez nos recebeu com sua simpatia, e na sede da Fundarpe, onde buscamos informações sobre a programação do carnaval de Pernambuco. Lá, nossa anfitriã foi Tereza Amaral, que nos apresentou ao Rafael Cortes, responsável pela área de música, enquanto que a garanhuense responde por artes cênicas. Tereza é filha de seu Ivo, ex-prefeito. Interessante que as antigas páginas políticas colocavam os adversários Ivan e Ivo em capítulos opostos. Hoje, são senhores maduros que souberam deixar as diferenças de lado para construir uma amizade, não cotidiana, mas amizade.
Por telefone, ainda conversei com Severino Pessoa, presidente da Fundarpe, mas infelizmente não pude retornar no horário em que ele poderia nos receber. Os cadastros para produtor cultural que podem apresentar projetos para o Funcultura, que este ano tem mais de R$ 30 milhões, terminam na quinta-feira, e vamos buscar participar do fundo de financiamento à cultura do nosso estado. Seria bom que mais produtores de Garanhuns apresentassem projetos, que fossem incentivados, motivados a participar.
Uma crítica que sempre ouvimos é que ficamos reclamando em Garanhuns e não corremos atrás, não buscamos, não apresentamos projetos, etc. Resolvemos vir até aqui, procurar as pessoas que fazem as coisas acontecerem.
Também encontramos outros amigos por aqui, como o radialista Eduardo Peixoto e a amiga Ielma Lucena, que entre uma conversa e outra, sempre se fala de Garanhuns.
No supermercado Extra, já enfeitado de carnaval, tem a nova camisa do Galo da Madrugada. Muitas outras lojas expõem enfeites, fantasias, adereços, etc. A grande festa está se aproximando e a cidade vai entrando no clima.
Faltam 40 dias para a Festa de Momo, e as programações dos carnavais de todo o estado estão sendo fechadas por estes dias. Há também expectativa para o Agreste que tem várias de suas cidades investindo na folia tradicional, como São João, Canhotinho, Correntes e provavelmente Brejão deve realizar carnaval.