Pelo segundo mês consecutivo, a indústria de transformação de Pernambuco apresentou queda nas vendas, registrando recuo de 7,6%, em dezembro, no comparativo com novembro, segundo a última edição dos Indicadores Industriais. Segundo o levantamento da Fiepe, divulgado nesta quinta-feira (23), o setor acumulou queda nas vendas reais de 17,4% no ano de 2011.
Entre os setores que apresentaram os maiores recuos nas vendas de dezembro estão os de produtos têxteis (-84,2%) e de confecções (-41,7%). De acordo com a economista da Unidade de Pesquisas Técnicas da Fiepe, Danyelle Monteiro, essas quedas estão relacionadas à concorrência, sobretudo, de importados chineses.
Ainda segundo os Indicadores, as compras de insumos e matérias-primas da indústria de transformação de Pernambuco tiveram crescimento de 4,8% em dezembro. No entanto, o indicador acumulado recuou 3,6% no ano de 2011. O pessoal empregado nas indústrias também encerrou o ano com leve queda de 1,2% em dezembro/11. A remuneração paga ao empregado da indústria de transformação de Pernambuco cresceu 19,3% no embate com o mês imediatamente anterior e 1,8% no saldo acumulado de 2011.