domingo, 20 de maio de 2012

Programa de geração de renda é exemplo em Garanhuns


A Prefeitura Municipal de Garanhuns, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), leva capacitação na área produtiva, bem como também uma orientação básica gerencial para pessoas inseridas no Programa Empreender Comunidade.

Uma experiência de sucesso tem sido a Fábrica de Sabão.

É cedida em forma de comodato um maquina de corte para o sabão, máquina esta, criada e fabricada pelos alunos da Escola Técnica Municipal, situada na própria SDE e totalmente construída com material reciclado.

A reportagem abaixo mostra que o projeto está no caminho certo, e que a PMG através da sua SDE deve se orgulhar em estar semeando de forma segura, a semente do conhecimento, tão antes dificilmente levada aos menos favorecidos.

Assistam a reportagem da TV ASA BRANCA, onde trata do seguinte tema:

A população do Vale do Mundaú realiza a produção de sabão artesanal, num fabrico onde seis mulheres trabalham e ganham renda.

Um projeto chamado “Óleo pela Natureza”, que nasceu em comunidades carentes de Garanhuns, é um exemplo de um trabalho que gera renda e é ecologicamente correto. A população do Vale do Mundaú realiza a produção de sabão artesanal, num fabrico onde seis mulheres trabalham e ganham renda.

Fogo à lenha. Começa o primeiro passo. O óleo de cozinha usado adquirido de doações é fervido. Depois, é hora de coar. Num tecido, com baldes e latas, as mulheres do fabrico de sabão artesanal, mostram a união do trabalho em equipe. Após a preparação no quintal, as mulheres seguem para o fabrico.

No terceiro passo, a medição é feita. São nove litros de óleo e três litros de banha. A soda cáustica é acrescentada até o líquido ficar homogêneo. Agora é preciso ter força nos braços, e mexer bem.

O descanso é feito em um quadrado de madeira, forrado com uma lona preta. Quando estiver consistente, o sabão vai para estas máquinas, que serve para dar o formato tradicional de barra.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.