quinta-feira, 26 de julho de 2012

O discurso da mudança

Não será fácil para Silvino defender o governo Luís Carlos, e por isto, o ex-prefeito já busca mesclar o discurso defendendo uma mudança, no seu caso, com a volta de um governo que na época foi bem avaliado pela população. Silvino, com sua própria voz no carro de som já fala na necessidade de mudança em Garanhuns.

Mas quem representa a mudança efetivamente?

Luís Carlos foi apresentado pelo próprio Silvino Duarte, que teve oito anos de gestão, e depois no acender do atual governo rompeu, voltando somente agora para ser o candidato oficial. Para ser o candidato de Luís Carlos, Silvino precisa se colocar como situação, aliás, muitos dos quadros comissionados da prefeitura vêm ainda de sua gestão, e claro, a grande maioria espera continuar no futuro governo.

Izaías fez o caminho contrário, de adversário de Luís Carlos virou parceiro, trocou os apoios para prefeito e deputado nas últimas eleições. Apoiou a reeleição de Luís Carlos, quando Silvino estava com Zé da Luz, e depois teve seu apoio para sua reeleição à Assembleia. Izaías não chegou a ter uma participação mais ativa no atual governo, mas defendeu a união com o prefeito desde o primeiro momento depois da eleição de 2004.

Até que foi se distanciando, distanciando, e virou o adversário natural, nos últimos meses.

Só não mais que Antônio João Dourado, pois este acabou sendo de todo mundo. Izaías aceitou o PSB por conta do governador, sabendo do paradoxo de aceitar AJD quando ele mesmo foi um dos primeiros a protestar sua entrada em Garanhuns.

Izaías foi quem mais conseguiu unir os partidos e pessoas influentes do município na construção de um projeto de mudança, tem tido apoios importantes, dentro e fora de Garanhuns, inclusive com a constelação das principais lideranças políticas do estado e do país. Da presidente Dilma ao governador Eduardo Campos. Os três senadores estão com Izaías. Deputados estaduais e federais, e até o presidente Lula.

Aliás, por falar em mudança, foi justamente ela que proporcionou a Izaías aglomerar esses apoios. Ficou quieto, depois que insuflou o discurso contra a entrada em Garanhuns de Antônio João. Naquele momento chegou até a retirar sua candidatura e pegar na mão de adversários, antigos e futuros, como Silvino Duarte, Sivaldo Albino e o próprio prefeito. Mas Izaías ponderou, retrocedeu, e reassumiu sua candidatura.

Zé da Luz também traz o discurso da mudança, vai se colocar como a mudança ao atual quadro político local, que teria tido suas oportunidades e nada fizeram pelo município. O discurso deve até lembrar o que adotou Antônio João.

Mas ninguém mais representaria uma mudança que Paulo Camelo, este quer a mudança de todo o sistema administrativo/político.

Silvino pode assumir, portanto, dois discursos, um para quem quer ouvir falar de mudança, e outro para quem apoia o governo Luís Carlos e agradece os investimentos na periferia. Porém Silvino já percebeu que precisa mostrar que não se trata da simples continuação, pois o melhor ambiente de mudança já foi construído por Izaías Régis.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.