sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sucessos de Luiz Gonzaga embalaram primeira noite do 22° FIG - Confira imagens!

http://www.flickr.com/photos/fundarpe
Para mim, ele é o rei - Esta foi a definição do comerciante Adeilton Lacerda, 39, sobre a homenagem feita ao centenário de Luiz Gonzaga na noite de abertura do 22° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Garanhuense, Adeilton ainda exaltou a importância do forró tradicional, que segundo ele, é “o melhor que existe”. Ao seu lado, a professora Joelma Oliveira, 39, lembrou que Luiz Gonzaga é, além de tudo, uma figura histórica e que seu legado nunca deve ser esquecido. Ambos estiveram presentes em todas as edições do FIG e não poderiam deixar de marcar presença na noite desta quinta-feira (12/7), que curtiram até o final.

A fina chuva não abalou os ânimos do público da Esplanada Guadalajara. Às 21h, a festa começou com o cantor pernambucano Mourinha do Forró, que deu início às homenagens aos 100 anos de Gonzagão, lembrando logo na primeira música que Garanhuns é a terra “Onde o Nordeste garoa”. O repertório do forrozeiro incluiu clássicos da carreira do Rei do Baião e colocou todo mundo para dançar desde cedo.

Em seguida, a Família Gonzaga subiu ao palco ao som dos merecidos aplausos da plateia. O grupo é formado por parentes diretos de Luiz Gonzaga e se dedica a divulgar e preservar seu trabalho. Sobrinhos, neto e prima do Velho Lua revisitaram seus grandes sucessos, como “A vida do viajante”, encantando a Guadalajara.

A terceira atração foi também uma das mais esperadas, e não foi por menos: Elba Ramalho demonstrou toda sua presença de palco – e de espírito – com seu show especial de São João. Radiante e acompanhada por dançarinos, Elba prestou sua homenagem a Luiz Gonzaga entoando músicas como “Asa Branca”. Mas o repertório não deixou de lado os sucessos que consagraram a carreira da cantora – foi com “De volta pro aconchego” que Elba fez toda a Guadalajara cantar junto, num dos momentos mais memoráveis da noite.

No auge da festa, o sempre carismático Dominguinhos, discípulo de Gonzagão, honrou o mestre com canções como “Numa sala de reboco” e “Baião”. Para Adeilton, o show do compositor, nascido em Garanhuns, foi o destaque da abertura: “Adoro Dominguinhos, porque ele é daqui da terra”, disse, demonstrando o orgulho que sente pelo conterrâneo.

Para encerrar a noite, o Projeto Viva Gonzagão trouxe ao palco diversos artistas do cenário musical nordestino, Petrúcio Amorim, Josildo Sá, Nádia Maia, Rogério Rangel, Ronaldo Cesar, Antônio e Bia Marinho, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, Gennaro, Herbert Lucena, Teresinha do Acordeon, André Macambira e Cristina Amaral, para cantar músicas de Luiz Gonzaga com arranjos especiais. A festa seguiu pela madrugada adentro, e o público ainda pôde dançar ao som de grandes sucessos do mestre.

O 22° Festival de Inverno de Garanhuns continua com todo o fôlego nesta sexta-feira (13/7), quando a Guadalajara recebe as cantoras Zizi Possi e Zélia Duncan, entre outras atrações.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR IMAGENS DA FESTA NO FLICKR OFICIAL DA FUNDARPE:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.