A Rede Globo tem colocado em sua programação especial de janeiro biografias de grandes nomes de nossa música/arte brasileira. Já foram mostradas obras biográficas de Dolores Duran, Maysa, Dalva de Oliviera e no ano passado, Dercy Gonçalves.
A partir da próxima semana quem aparece na tela é o Rei do Baião e seu filho, Gonzaguinha. A emissora irá transformar o filme GONZAGA: DE PAI PARA FILHO, em uma minissérie de quatro capítulos.
Com mais de um milhão de ingressos vendidos, e ainda em cartaz em algumas cidades, o filme conta o relacionamento dos dois, conturbado, até a reaproximação e reencontro familiar.
Para isto, viaja para o sertão de Pernambuco, para os cabarés e morros do Rio de Janeiro. Mostrando como tudo começou, as histórias, as músicas, as pessoas. Nomes como Januário, Santanna, Helena, Xavier, Dina, Léa, e os protagonistas viram grandes personagens de uma história emocionante, de vidas verdadeiras.
O Rei do Baião ganhou a grande tela, ainda não em sua plenitude, não na importância de sua história e de sua obra, mas foi muito bom a vida da gente nas telas do cinema, e agora na TV, para alcançar a maioria deste público que não tem cinema em suas cidades e não assistiu no DVD em cópias gravadas sem qualidade.
O Rei estará na Rede Globo.
AO PROFESSOR VILELA:
Conversando com o professor Antônio Vilela, historiador e escritor do cangaço, disse que tenho 11 DVD´s com shows e apresentações de Luiz Gonzaga, inclusive o programa de entrevistas que serviu de base para o filme. Vilela acaba de me presentear com mais DVD´s históricos. Dois de Luiz Gonzaga e um de Dominguinhos, o programa ensaio da TV Cultura.
Tenho alguns DVD´s antigoss. Um programa Som Brasil de 1984 com Rolando Boldrin, Quinteto Violado e Gonzagão. Apresentações de Jackson do Pandeiro, Noite Ilustrada, Abdias, Jessier Quirino, Tropicália, Festival de Música da Record, etc.
...E a pequena coleção, com este presente de Vilela, vai aumentando.