Foto da Audiência Pública que debateu a duplicação da BR-423 |
O Secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, recebeu de Ivan Rodrigues, socialista histórico e Secretário Executivo de Articulação Regional do estado, o pedido para analisar melhor o projeto de duplicação da BR-423, que corta Garanhuns, e que segundo ele vai gerar diversos transtornos de desenvolvimento e sociais para o município. Dr. Ivan fez chegar ao secretário, uma carta em que explica sua defesa, que aliás conta com o apoio de diversas outras pessoas em Garanhuns.
Acompanhamos esta defesa alguns momentos específicos. No Encontro BloggerPE, Dr. Ivan pediu o apoio dos blogueiros para levar esta situação à nossa população. Publicamos no blog e no facebook, onde deu muita repercussão, gerando um debate salutar. Outro momento foi o encontro de Dr. Ivan com Isaltino Nascimento, no dia em que o Governador esteve no Parque de Exposições. Aliás, este encontro acabou sendo promovido informalmente pelo Gerente Executivo do INSS, Francisco Alencar, que aproveitou a presença das duas autoridades para propiciar o debate e a apresentação da proposta.
Isaltino ouviu tudo atentamente, até concordando em parte, e prometeu levar a demanda ao seu grupo técnico, para análise da viabilidade de tirar a duplicação de dentro de Garanhuns. Entretanto já havia adiantado que poderia gerar mais custos na elaboração do projeto e adiar o início da obra. Estes custos, segundo Dr. Ivan, seriam diminuídos pelo menor valor de indenização dos terrenos rurais que precisariam ser desapropriados. Outros investimentos poderiam ir à margem da rodovia.
O prefeito Izaías Régis, em alguns momentos se mostrou contrário à mudança do projeto.
Agora, através de Francisco Alencar, o Secretário Isaltino Nascimento informou que de fato não será possível a mudança, e a obra segue o cronograma traçado desde o início, devendo ter seu início ainda este ano.