Partidários do deputado federal Inocêncio Oliveira, que anunciou que não disputa a reeleição de deputado estadual, estão defendendo o médico sertanejo para a vice da chapa socialista, indicada pelo governador Eduardo Campos.
Inocêncio sempre acalentou o sonho de ser governador de Pernambuco, e sendo vice, realizaria, ao menos em parte, este projeto. Porém, fica mais difícil a vaga se o candidato a governador for outro sertanejo, Fernando Bezerra Coelho, pois seriam os dois do interior. Inocêncio seria o vice para uma escolha técnica de algum auxiliar do governador que esteja na capital, como é o caso de Tadeu Alencar, que mesmo sendo do sertão, fez sua carreira na administração no Governo do Estado.
Há uma convenção em todos os segmentos políticos que a chapa deve sempre ter alguém do interior do estado na vice. Foi assim com Miguel Arraes e Jorge Gomes (Caruaru). Jarbas e Mendoncinha (Belo Jardim). Eduardo e João Lyra (Caruaru). Se for FBC, a ordem se altera, e é melhor o vice vir da capital.
Foi sondada esta semana a possibilidade de Zé Queiroz ser vice de Armando Monteiro, mas isto é outra história que a gente analisa depois.
Para uma possível vice de Fernando Bezerra, um nome já foi citado: Raul Henry. O deputado seria um nome da aliança com Jarbas, que neste caso iria para a disputa pela Câmara Federal. Caso dispute o senado, a vaga de vice deve ir para outro partido aliado, e até quem sabe, uma chapa puro sangue do PSB, nomes para isto não faltam.
Vale ressaltar que Inocêncio Oliveira foi o primeiro deputado de centro-direita a ingressar no projeto de Eduardo Campos em Pernambuco, quando sua campanha ainda era uma incógnita em 2006. O médico, mesmo com a saúde debilitada, aceitaria com prazer a missão.