terça-feira, 1 de abril de 2014

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Pernambuco se prepara para o ano de 2035





“Nós apostamos no planejamento em todos os momentos deste Governo. Por isso, tiramos do papel tantos projetos e transformamos em realidade os sonhos de muitos pernambucanos”. Foi o que disse o governador Eduardo Campos, na manhã desta terça-feira (1º/04), durante o lançamento do documento Visão de Futuro de Pernambuco para 2035, no auditório do Banco Central, no Centro do Recife. Além de otimizar os recursos públicos, o objetivo do esforço é nortear o desenvolvimento do Estado para os próximos 20 anos.

“As grandes nações do Mundo já utilizam o planejamento a longo prazo, boa parte delas com planos de 10 anos. Nós optamos por traçar um rumo para os próximo 20 anos. Para isso acontecer, contratamos consultores experientes e a partir deste debate nós vamos lançar outros documentos, que serão roteiros, para os municípios, para a gestão estadual e também para a iniciativa privada”, declarou o governador, lembrando que o Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas de Pernambuco, ficou acima da média nacional nos últimos anos.

De acordo com Irandir Varela, que na ocasião representou o Movimento Brasil Competitivo, o documento contém “orientações para manter e elevar o nível do desenvolvimento de Pernambuco”. Em seu pronunciamento, Varela também lembrou que esteve presente na primeira reunião do programa, ainda em 2007. “Essa pesquisa, que envolveu e ainda envolve diversos setores da sociedade, vai promover o fortalecimento dos nosso valores”, completou.


Já o economista Claudio Porto, que representou o Movimento Pernambuco de Amanhã, formado pelas consultorias TGI, Ceplan e Macroplan, destacou dois pontos que vão nortear os avanços no Estado. O primeiro é a fragilidade das gestões municipais, que de alguma maneira representa um freio no desenvolvimento. Na outra ponta, a pesquisa identificou que a capacidade do Governo de Pernambuco de controlar e estabilizar as finanças. “Além disso, nós percebemos que o pernambucano tem muita confiança no futuro e isso é um fator importante para a autoestima da economia”, salientou Porto. 

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, considerou que a postura ousada adotada pela atual gestão estadual foi essencial para o crescimento de Pernambuco. “O Governo do Estado sempre foi além do pontual e desenvolveu um pensar estratégico das ações”, disse o prefeito, lembrando que a sua gestão já começou a planejar o Recife para 2037, ano em que a Capital pernambucana completa 500 anos. Geraldo disse ainda que o ato de pensar a longo prazo significa "uma mudança de comportamento e proporciona um salto para as próximas gestões".

Os principais pontos da pesquisa giram em torno da educação, da saúde e da sustentabilidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amâncio, ressaltou que o objetivo é “otimizar os recursos públicos e fazer mais em menos tempo”. O secretário também estima que Pernambuco, em 2035, esteja entre os sete estados mais competitivos do Brasil.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.