segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Aécio perdeu em Minas e no Rio de Janeiro, não deixando margem para o preconceito contra o Nordeste

Estaria Lula ensinando a Aécio onde fica o Nordeste?


Dilma venceu com mais de 11 milhões de votos no Nordeste, e somando um milhão do Norte, as duas regiões deveriam garantir a sua reeleição. Certo? Errado.

Aécio venceu em São Paulo com mais de 70% dos votos, e equilibrou a disputa, tanto é que a diferença final não chegou a 4%, dentro de qualquer margem de erro dos institutos de pesquisa.

Entretanto, Aécio perdeu em dois estados que não poderia perder. A sua Minas Gerais e o Rio de Janeiro, os dois que mais tem ligações.

Caso tivesse vencido em Minas e colocado uma frente considerável, seria eleito presidente. O estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, perdendo somente para São Paulo.

A escolha de um candidato fora do perfil para governador, fez perder a eleição no primeiro turno, vendo crescer o petismo no estado e ofertando o argumento aos adversário de que Minas o rejeitava. Foi o mote para Dilma criticar reiteradamente o governo do mineiro e usar a derrota como uma rejeição. Era o "Quem conhece Aécio, não vota em Aécio!". A ideia era detoná-lo em nível nacional, acabou repercutindo na eleição do próprio estado. Aécio não pensou que pudesse perder em Minas, e por isto não deu a devida atenção. Quando tentou reverter, já era tarde, o discurso de desconstrução de seu governo já estava na boca do povo.

Contudo, para os aecistas, principalmente em São Paulo, olhar os números e ver a grande frente colocada no Nordeste por Dilma, gera uma análise fácil de que somente o Nordeste definiu a disputa. Prato cheio para os preconceituosos.

Se tiverem que "culpar" alguém, que vejam também os resultados de seus estados vizinhos. Deu Dilma. O Rio de Janeiro, segundo estado com maior influência da mídia nacional, apostou na reeleição da presidente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.