segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PODER LEGISLATIVO: Sinais de independência?

DEM, de Mendonça Filho, apoiou Eduardo Cunha, na Câmara dos Deputados. Renan continua Manda-Chuva no Senado!



Todos acompanharam as votações que elegeram Renan Calheiros, Eduardo Cunha e Guilherme Uchoa como presidentes das Casas Legislativas que fazem parte. Com exceção de Renan, que manda e desmanda no senado, os outros não eram os preferidos dos chefes do executivo, quer seja nacional, com Dilma Rousseff, ou do estadual, com Paulo Câmara.

No Senado, mesmo com a vitória de Renan, o senador Luiz Henrique (SC), também do PMDB, obteve mais de 40% dos votos. Ele que representava a independência e partidos de oposição a Dilma, mostra que no Congresso Nacional, a coisa está ficando preta, e cada vez menos vermelha, para o Governo.

Na Câmara, a derrota de Dilma foi arrebatadora. Lá, o Governo tentou desbancar Eduardo Cunha (da ala independente do PMDB) lançando o ex-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), mas foi terrível. Teve pouco mais de 30 votos a mais que Júlio Delgado (PSB-MG), que concorria como terceira via e contava com o apoio do PSDB. O PT da presidente tem a maior bancada da Câmara e ficará fora da mesa e não presidirá comissões importantes. A coisa está ainda mais preta por lá! Eduardo Cunha venceu no primeiro turno. Mudança de rumos?

Nossos e-leitores já apontavam a vitória de Eduardo Cunha em primeiro turno, conforme resultado da enquete:

Quem será eleito Presidente da Câmara dos Deputados?
Eduardo Cunha - PMDB 36 votos (51%)
Arlindo Chinaglia - PT 26 votos (37%)
Julio Delgado - PSB 8 votos (11%)

Em Pernambuco, o PSB de Paulo Câmara percebeu a tempo de que não adiantaria enfrentar Guilherme Uchoa com uma candidatura a presidente da ALEPE. O maior empecilho para o atual mandatário, que vai para seu quinto mandato consecutivo, era a questão jurídica, mas que facilmente foi transposta. O Palácio, para mostrar que interferiria ao menos na escolha do Primeiro-Secretário, apontou Lula Cabral, era o candidato do governo, que perdeu para Diogo Moraes. Sinais de mudança?? Nada, somente um recado. Uchoa fechou a chapa com Diogo e o voto foi casado. Paulo Câmara não terá uma Assembleia de Oposição. Só demorou a perceber que não teria forças para enfrentar Uchoa em sua própria casa. 

Aqui em Garanhuns, o prefeito Izaías também não conseguiu eleger quem queria para a presidência da Câmara Municipal. Seu candidato era Haroldo Vicente (PROS). Com a iminência da derrota para o grupo de oposição, que contou com o apoio do deputado Álvaro Porto (PTB), o prefeito precisou mudar as regras, virar o jogo, conseguiu atrair Gersinho (SD), que estava fechado com o outro grupo, e concedeu o cargo maior da Mesa Diretora. Gersinho foi candidato a deputado estadual pedindo votos para Paulo Câmara, contra Armando Monteiro.

Sinais de mudança? Nada. Vereadores que estavam contra o prefeito na eleição da Câmara, já estão se aproximando, e logo logo Izaías tem de novo a supremacia em sua base de apoio legislativa.

De todos, o que mais pode mostrar uma atuação que vá de encontro ao chefe do executivo é mesmo Eduardo Cunha, na Câmara, ele que ditará as prioridades na legislatura, colocará em pauta temas importantes e será um obstáculo para Dilma. Sem dúvidas!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.