terça-feira, 14 de julho de 2015

BOM EXEMPLO PARA O TRÂNSITO DE GARANHUNS




A coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, Luciana Carvalho, é ladeada pelo diretor de transporte da AMSTT, o tenente Evelísio Barros; o gerente da Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE, Ivson Correia; o diretor de Trânsito e Transportes da DESTRA, Alex Monteiro; o presidente do Núcleo Operacional Assohonda e diretor da Alves Motos Honda, Guto Alves; o diretor-presidente da DESTRA, Cel. Jaílson Pacheco; e o diretor Presidente da AMSTT, João Emmanuel Leite.


O Projeto Moto Amiga, através da Caderno1 Comunicação Integrada, realizou um encontro nesta segunda-feira, 13, com instituições que cuidam do trânsito, buscando aproximar e discutir ações de combate à epidemia dos acidentes com motocicletas em Pernambuco.

No encontro, realizado no Restaurante Relojoeiro, contou com a participação do coordenador do NOA II, Guto Alves, do diretor-presidente da AMSTT, Cel Emanuel Leite, do presidente da Destra Caruar, Cel Jailson Peixoto, do gerente da Escola de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, e da diretora de Educação do Detran-PE, Luciana Carvalho. Além de outras autoridades e representantes.

O encontro foi muito bom para troca de experiências, principalmente para aproximar as autarquias que cuidam do trânsito de Garanhuns e Caruaru, que podem compartilhar ações de sucesso.

DETRAN 

O Detran-PE está estes dias com atividades educativas nas ruas de Garanhuns, e também com blitz de fiscalização. Uma programação de atividades foi repassada por Dr. Luciana Carvalho.

BOM EXEMPLO DE CARUARU

Um bom exemplo de Caruaru é a nova lei que obriga o emplacamento das chamadas "cinquentinhas". Motos de 50cc, que até agora não exigia o uso de capacetes, placas, habilitação, e outras medidas de segurança. Segundo Cel Jailson, com a nova lei houve uma diminuição no número de acidentes. "Com a regularidade, as pessoas que usam estas motos têm mais cuidados, pois podem ser identificadas, multadas e retiradas do transito." - Registra o gestor caruaruense.

FALHA NO SISTEMA

Um problema fácil de resolver mas que vem demorando é o sistema do Detran. As cinquentinhas precisam estar emplacadas, no entanto as motos usadas, ou seja, fabricadas de 2014 para trás, gera a documentação para ser paga com os anos anteriores, o que tem provocado a irregularidade. "Só se pode cobrar a partir de agora, com a nova lei, no entanto o sistema do Detran gera também as guias relativas aos anos anteriores, como se as motos estivessem atrasadas. Por isto, estamos tendo dificuldades em emplacar as motos usadas" - afirma Cel Jailson.

MOTO AMIGA

Criada pela Honda há pouco mais de dois anos, o projeto Moto Amiga trabalha para reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. Os instrutores do Centro de Treinamento Honda procuram fazer palestras educativas e mostrar que o alto índice de acidentes se deve à falta de instrução sobre a pilotagem correta.

CURSOS E PALESTRAS

A Alves Motos Honda e o CFC Driver, em convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), realizou no último final de semana, um curso de Pilotagem Defensiva para motociclistas, no município de Garanhuns, Agreste do Estado. O curso, que faz parte do Projeto Moto Amiga, foi ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA – II), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito, no CFC Driver e no Pátio do Estacionamento da UFRPE. 

Nesta segunda-feira, dia 13, à noite, foi também realizado um fórum com palestras e debates sobre as ações de combate à epidemia dos acidentes com motocicletas em Pernambuco, no auditório da UPE - Universidade de Pernambuco.

ESTATÍSTICAS

De acordo com dados do Detran-PE, em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito, desses 75% foram ocorrências com motos, num total de 34.288. A falta de conhecimento, imperícia e a imprudência são a causa desses números.

A frota de motocicletas em Pernambuco triplicou nos últimos dez anos e atualmente beira a cifra de um milhão de veículos. Em Garanhuns, a frota mais do que dobrou no mesmo período, sendo hoje de 47 mil veículos. Os 26 municípios do Agreste Meridional, juntos, possuem uma frota de quase 80 mil motocicletas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.