Pesquisas internas do PT mostram que as investigações da Lava-Jato estão minando as forças políticas de Lula. Junto a isso o péssimo momento do Governo Dilma, com a economia em crise, estão jogando no ralo a possibilidade do ex-presidente disputar em 2018, sendo o principal, se não o único, nome possível para disputa.
As pesquisas mostram queda intensa nas intenções de voto e o crescimento da rejeição de Lula.
Vendo isso, o PT usará seu programa na TV para defender Lula, que não vai aparecer. Aliás, quem também não vai mostrar a cara é Dilma, para não colocar o programa a perder, pois sua rejeição incontrolável.
As ligações de Lula com as construtoras, principalmente OAS e Oderbrecht, estão sendo alvo da investigação, embora ainda não tenham sido confirmadas como alvo da Operação Lava Jato, mas está chegando cada vez mais perto. O apartamento "triplex" no Guarujá e o sítio em Atibaia, ambos em São Paulo, estão sendo investigados.
Para o PT, a intenção da investigação é pegar o ex-presidente de qualquer forma, para atingí-lo politicamente, e este será o tom do programa.
O presidente do PT já avisou que o partido não tem plano B para 2018, o candidato é Lula. Aliados como o PDT e o PCdoB já sinalizam abertamente que o PT pode indicar o vice para a próxima campanha, e o cabeça pode ser Ciro Gomes.