
"Será um exército de meninos e meninas que vão ser a nova geração do nosso Estado e que tem na escola pública a oportunidade de estudar, de realizar seus sonhos e de fazer uma boa universidade. Então, essa é uma campanha para todo o Estado. É uma conscientização efetiva de que o equipamento pode ser usado, de forma adequada e segura. E aqueles que utilizam as populares cinquentinhas vão ter todo o nosso apoio", afirmou Paulo, frisando ainda: "Eu não vejo outra forma de iniciarmos essa campanha que não seja a partir de uma cartilha e com os alunos da rede. Eles são multiplicadores, sem dúvida nenhuma, da boa informação".
Elaborada para promover a redução de acidentes com ciclomotores com até 50 cilindradas, as populares cinquentinhas, a obra aborda pontos importantes para uma boa educação no trânsito como regularização, emplacamento e respeito às leis. Tudo isso amparado em uma linguagem dinâmica e regionalizada. Este ano, o Estado vai distribuir 10 mil exemplares da publicação. A expectativa da organização é que o projeto tenha continuidade nos próximos anos.

O pai do clássico "Menino Maluquinho" destacou que o texto desenvolvido para a revista foi totalmente regionalizado, trazendo expressões próprias do Estado. "Ela está escrita em 'pernambuquês'. E eu adorei o trabalho feito aqui", sublinhou Ziraldo, que também é jornalista, teatrólogo, chargista e escritor.
Estatísticas do Governo do Estado apontam que os jovens entre 15 e 29 anos são as principais vitimas de acidentes com motos e cinquentinhas. Para Paulo Câmara, os acidentes se configuram como um grave problema de saúde pública. Para frear esse tipo de ocorrência, o Governo continuará fiscalizando e promovendo ações para o segmento. "Hoje, nós temos cerca de 45 mil acidentes por ano. Esse é um número que não pode deixar a gente confortável. Não é razoável. É muito, e nós temos que chegar a zero. Isso só se faz com informação, trabalho e dedicação", destacou Paulo.

Para o secretário de Cidades, André de Paula, o lançamento da revista dialoga com futuro de Pernambuco. "Nós comemoramos hoje um conjunto de intervenções que foram feitas nessa área. O emplacamento das cinquentinhas foi uma grande vitória. A obrigatoriedade da carteira de motorista para quem conduz uma cinquentinha também foi uma grande vitória para o setor", completou André de Paula.

Aluna da Escola Fernando Mota, localizada no bairro do Setúbal, no Recife, Jéssica Raíssa destacou a importância do projeto para os jovens. Com apenas 16 anos, a estudante contou que participa de uma rádio na escola que oferece dicas para os estudantes sobre educação no trânsito. Ela também ponderou que essa cartilha vai impulsionar o trabalho. "Essa revista é voltada para a conscientização do uso das cinquentinhas. Mas também tem um forte direcionamento para educação no trânsito. A partir desse novo material, vamos enriquecer o projeto da rádio", assegurou.

Fotos: Wagner Ramos/Sei