A filiação do deputado estadual Álvaro Porto ao PSD, na noite da quarta-feira (16.03), em Canhotinho, acabou se tornando tribuna para críticas à crise política protagonizada pelo Palácio do Planalto e as consequências nocivas do engessamento do governo federal à gestão de estados e municípios. O governador Paulo Câmara (PSB) destacou que a sequência de denúncias de corrupção que a população acompanha há mais um ano estagnou a economia e impede que os estados atendam a contento demandas de segurança, saúde e infraestrutura, entre outras.

Promovido em tom festivo, o ato reuniu cerca de 4 mil pessoas. O grande público "em dia de semana" levou o deputado líder da bancada do PSD na Assembleia, Rodrigo Novaes, a elogiar o interesse de quem estava ali pela política. "Mesmo com a nova novela de sucesso (Velho Chico), vocês vieram prestigiar a filiação", ressaltou. O prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, que também se filiou ao PSD e comemorava aniversário, disse que a população é quem recebia o presente de ver o governador anunciar obras para o município. No final da tarde, antes de comparecer à festa de filiação, Câmara cumprira agenda administrativa na cidade: assinou a autorização de elaboração de projetos de barragens para a contenção de cheias e captação de água em Canhotinho e Correntes.
A intensificação das parcerias entre o município e o Estado esteve, aliás, em grande parte dos discursos. Paulo Câmara observou a presteza de Felipe na execução de projetos financiados pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e a acrescentou que pretende voltar a Canhotinho para anunciar e entregar novas obras.

No seu discurso, Álvaro reiterou que a sua mudança para a base do governo não foi movida por projeto pessoal, mas feita em nome dos interesses do Agreste Meridional. “Não tomei essa decisão sozinho, mas com vocês”, disse, se dirigindo à plateia que lotava a casa de recepções A Ilha. De fato, o evento comprovou a declaração do deputado. Estavam prefeitos, vereadores, pré-candidatos a prefeitos de municípios de pelos menos 15 municípios do Agreste Meridional e de outras regiões do estado.