quinta-feira, 19 de maio de 2016

Confirmação de casos da Sigatoka Negra na Bahia faz a Adagro intensificar ações de fiscalização

A mais grave doença da bananeira no mundo pode causar 
prejuízos de até 100% na produção



Após identificação de focos da Sigatoka negra, doença causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensisMorelet, no Estado da Bahia a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO irá intensificar as fiscalizações do trânsito de banana e helicônias por meio de barreira fixa no município de Xexéu e implementará barreiras móveis em Petrolina, Palmares e Barreiros, principais rotas de entrada desse produto no Estado.

Durante as fiscalizações somente será liberada a entrada de banana proveniente do Estado da Bahia acompanhada da Permissão de Trânsito de Vegetais - PTV com a seguinte declaração adicional: A partida é originaria de Unidade de Produção onde foi implantado o Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra

Pernambuco é considerado livre da sigatoka negra desde agosto de 2006 e hoje tem mais de 38.000 hectares de banana plantada, produzindo aproximadamente 400 mil toneladas (IBGE, 2014). A entrada dessa doença no Estado de Pernambuco colocaria em risco os 150.000 empregos diretos e indiretos proporcionados pela cultura da banana que é de grande importância social e econômica para o Estado.

Os municípios da Bahia com ocorrência da praga são: Região do Recôncavo Baiano (Feira de Santana, Conceição da Feira, Cachoeira, Santo Amaro, Maragojipe e Cruz das Almas) e a Região do Extremo Sul (Mucuri, Itanhaém, Itabela e Itamaraju).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.