Há três anos chegava a Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando o então secretário de saúde do estado, Antônio Figueira, fez a entrega de 22 ambulâncias para os 21 municípios da Regional de Saúde.
Em comemoração a essa implantação, uma missa de ação de graças foi realizada na noite da terça-feira (17), no Seminário São José. Além dos profissionais do órgão, a solenidade contou com a participação da primeira-dama, Socorro Régis; do secretário de Saúde, Alfredo de Góis; secretário-adjunto de Saúde, Harley Davdson; da coordenadora do Samu da V Gerência Regional de Saúde (V Geres), Alda Lúcia, além de outros convidados.
Atualmente, o Samu realiza uma média mensal de mais de 250 atendimentos no município.
Primeira equipe do Samu Garanhuns |
Na ocasião, os profissionais puderam refletir sobre o seu papel perante a sociedade e foram encorajados a fortalecerem seus vínculos ao estarem atuando. O secretário de Saúde, Alfredo de Góis, relembrou que o Samu foi implantado ainda nesta gestão: "Hoje só tenho a agradecer a esses profissionais por dedicarem as suas vidas para esse serviço, a fim de salvar a vida de outras pessoas. Vocês estão de parabéns por tudo o que já têm realizado, mas não vamos parar por aqui, podemos sempre avançar”. Após a missa, um coffee break foi servido no Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança de Garanhuns (Cesmuc).
A coordenadora do Samu Garanhuns, Pollyanna Chaves, coordena uma equipe técnica formada por sete médicos, sete enfermeiros, nove condutores e quatro técnicos de enfermagem. Estes profissionais realizam atendimento de urgência e emergência, por meio de dois veículos: a Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida também como UTI móvel e a Unidade de Suporte Básico (USB). O socorro é iniciado a partir da chamada gratuita feita para o telefone 192. A central de atendimento, localizada em Caruaru, conta com técnicos, junto a um médico, que identificam cada emergência e solicitam que o atendimento seja iniciado.
O Samu fica localizado na Avenida Simôa Gomes, no bairro Heliópolis, ao lado do Cesmuc, e funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.
Fotos: cedidas pela coordenação do Samu