sábado, 10 de setembro de 2016

O tema é segurança em Garanhuns, ou a falta dela!


A Segurança Pública está sob debate. É preciso integrar as instituições para soluções de curto, médio e longo prazo, e urgente. A cada dia somos bombardeados com notícias sobre casos diversos, de assaltos, furtos, assassinatos, estupros, roubos a bancos... Bem próximos da gente! Devem ter estudos que mostram que em períodos de crise econômica, a criminalidade aumenta, mas a resposta não é tão simples assim, e as soluções devem ser buscadas no conjunto da sociedade, principalmente nas instituições que operam a Segurança Pública.

Esta semana meu amigo Eduardo Marçal pedia para que eu tocasse neste assunto aqui no blog, mesmo reconhecendo que fugimos de assuntos policiais, mas como gostamos de debater gestão pública, de fato, precisamos pautar a Segurança, ou InSegurança, como queiram. 

Um amigo nosso teve o carro tomado de assalto próximo ao Residencial Manoel Camelo. Carros e motos têm sido facilmente roubados em Garanhuns. Um sargento reformado da Polícia Militar acaba de ser assassinado na porta de casa. De um dia para o outro, vemos uma liderança popular, candidato a vereador, ser preso acusado de pedofilia. Vejam que nem sempre os casos envolvem o que poderíamos chamar de "criminosos" profissionais. É a própria sociedade produzindo violência contra si. Os eventos públicos que atraem multidões deixam pais em desespero até a chegada dos seus filhos.

As cidades da região sofrem com as quadrilhas organizadas de roubos a bancos, que nas madrugadas sitiam os municípios e explodem caixas eletrônicos. Esta é uma ação que já podia ter a entrada da Polícia Federal, pois tem se alastrado por vários estados do país.

No centro da cidade, ladrões e trombadinhas roubam as pessoas nas portas dos bancos. Outros delinquentes em motocicletas roubam celulares e outros pertences pessoais, em plena luz do dia.

Precisamos debater este assunto profundamente, sem as querelas políticas de época de eleição. O que se pode cobrar da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de outras instituições de responsabilidade ostensiva? O que a sociedade pode oferecer como parcela nesta questão da segurança?

O fato é que precisamos de uma reestruturação integrando todos os atores da Segurança Pública, especialmente em Garanhuns, de onde parte nosso olhar.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.