Lançado, nesta segunda-feira (26.09), o programa pretende alcançar 1,2 milhões de pernambucanos, com orientações sobre pilotagem segura e
respeito às normas e regras de trânsito
Para estimular a cultura de paz no trânsito e a prática da pilotagem segura, o Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (26.09), a campanha “Se liga, fera” de segurança para motociclistas. Em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a iniciativa vai promover, até o próximo mês de novembro, atividades de conscientização e avaliação de risco, que visam reduzir o número de acidentes de trânsito no Estado. Em uma cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, foram apresentados os principais enfoques e as áreas de atuação do programa, que pretende atingir 1,2 milhões de pernambucanos, através de campanhas publicitárias, blitzes educativas, palestras, avaliação de itens de segurança, entre outras ações.
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Além do Recife, o programa vai atuar em outras seis cidades pernambucanas do Agreste e do Sertão, onde foram registrados os maiores índices de acidentes envolvendo motociclistas nos últimos anos. São elas: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina.
Dividido em três eixos de atuação, o “Se liga, fera” envolve ampla campanha em rádio, jornal, outdoor, mídia-táxi, blitzes educativas, ações de rua e redes sociais, com alertas e dicas sobre o comportamento correto no trânsito e tendo como público-alvo os motociclistas e condutores de ciclomotores das classes socioeconômicas C, D e E. Em paralelo, o programa vai promover, também, ações de avaliação de mais de 20 itens de segurança das motocicletas, orientações sobre pilotagem segura e frenagem eficiente, além da importância de respeitar as normas e regras de trânsito, com a participação direta das redes de concessionárias de motocicletas das marcas associadas à entidade privada.
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Outro ponto da campanha será focar em palestras de especialistas, especificamente criadas para conscientizar adolescentes e jovens de 15 a 18 anos, que serão ministradas em escolas de Ensino Médio das cidades atendidas, para mostrar de forma descontraída e interativa como se deve conduzir com segurança os veículos de duas rodas, tanto bicicletas quanto motocicletas. O programa se completa com o percurso de um caminhão-carreta no roteiro destes municípios para ministrar treinamento itinerante sobre técnicas de pilotagem.
IDENTIDADE VISUAL - Além da gíria “Se Liga, fera”, utilizada no slogan para aproximar e facilitar o entendimento do pedido por mais atenção no trânsito, o público poderá conferir, ainda, outras mensagens do cotidiano nas peças utilizadas durante a campanha, como: “Cuidado para não se abestalhar no trânsito”; "Vamos falar sem arrodeio? Motociclista que é massa respeita a vida”; “Não se aperreie! Pode pilotar com segurança”; “Tá com a gota. Pra quê essa pressa toda?”; “Motociclista que é arretado usa capacete”; “Não seja metido a cavalo do cão. Respeite o trânsito”; e “Motociclista, bota o capacete e pilota com segurança”.
Foto: Edmar Melo | SEI