Cíntya Santos, assistente administrativa da UPAE Garanhuns, estudante do curso de administração, participou na última segunda-feira (19) da certificação dos cursos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Tiflologia, promovidos pelo Centro de Reabilitação em Educação Especial (CREE), de Garanhuns, para profissionais das áreas de Educação, Saúde, Agência do Trabalho e Defesa Social. A solenidade aconteceu no auditório da GRE do Agreste Meridional e contou com a presença do Núcleo de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (NID) da instituição. Cíntya concluiu o nível intermediário, que durou cerca de seis meses, assim como o básico, e agora se prepara para iniciar o módulo avançado.
A Coordenadora de Enfermagem da UPAE, Tayana Guerra, representou a Unidade de Saúde, relatando em sua fala os avanços no atendimento proporcionados pela capacitação de uma de suas funcionárias. "Já tivemos ocasiões nas quais a presença de Cíntya foi muito importante para melhorar a comunicação entre paciente e médico na UPAE, assim como também em outros setores da unidade, auxiliando e traduzindo para linguagem de Libras" - afirmou a representante da Unidade de Atendimento Especializado.
Os cursos contam com estudantes de diversos municípios do Agreste Meridional, e iniciaram os estudos em março de 2016. Para o curso de LIBRAS, houve turmas voltadas aos níveis básico, intermediário e avançado, com 60h de duração cada um. Já quem optou pelo curso de Tiflologia precisou cumprir uma carga horária de 100h para receber o certificado.
O momento de certificação contou, também, com a apresentação dos estudantes do CREE que participam do projeto “O som do coração”. Na oportunidade, eles demonstraram um pouco do trabalho pedagógico inclusivo que o Centro de Reabilitação vem desenvolvendo em Garanhuns.
De acordo com a coordenação do NID na GRE do Agreste Meridional, a previsão é de que sejam abertas inscrições para novas turmas de LIBRAS e Tiflologia já em fevereiro de 2017.
O curso é gratuito, um dia por semana, e as aulas acontecem na Escola Lions, em Garanhuns, da Rede de Educação do Estado, ministradas pelo intérprete de libras Josivaldo Lucena e pelo instrutor Felipe Pires, que é surdo, e tem realizado um trabalho elogiado na ampliação de profissionais com domínio da linguagem em libras na região.
Os participantes, após concluírem os módulos inicial, intermediário e avançado, que juntos duram pouco mais de um ano, recebem certificados e estão aptos a serem intérpretes, após exame de proeficiência, tornando-se habilitados inclusive profissionalmente.
*Sobre informações da GRE/Agreste Meridional