quarta-feira, 8 de maio de 2019

Mais alunos atendidos pelo projeto Boa Visão na UPAE Garanhuns

Atendimento oftalmológico para estudantes reiniciou suas atividades em 2019 





Iniciativa do Governo de Pernambuco que oferta consultas oftalmológicas e garante, quando necessário, óculos gratuitos a alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino, retomou às atividades em 2019 no mês de março, após as férias escolares. Os atendimentos acontecem nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada, dentre elas, a unidade em Garanhuns.

Do total mensal de atendimentos oftalmológicos na UPAE Garanhuns, 180 consultas são destinadas ao projeto, que prioriza estudantes que já passaram por uma triagem na própria escola, a exemplo do EREM Francisco Pereira da Costa, de Iati, distante cerca de 50 km de Garanhuns. Foram 45 alunos atendidos na última sexta-feira de abril (26), sempre com acompanhamento da escola e da GRE Agreste Meridional.

A UPAE Garanhuns conta com sete oftalmologistas para atender à população: Rodolfo Reis, Ana Cláudia Targino, Edil Dias, Alfredo Daniel, Bruno Nobre, Wendel Guimarães e Vivianne Duarte (foto), esta última foi a que recebeu os estudantes nesta data.

A estudante Silânia Mayara (foto), aluna do 3º ano, nunca passou por um oftalmologista, e na triagem foi encaminhada para realizar exames para aferir necessidade de usar óculos de grau. Trata-se de uma preocupação do Projeto Boa Visão oferecer a correção ocular aos estudantes para melhor desempenho em sala de aula.

Jaqueline Martins, aluna do 3º ano, afirmou que seu exame estava vencido há alguns anos, e esta foi uma grande oportunidade de atualizar. "São muitas dificuldades, inclusive financeira, e podendo fazer tudo aqui, inclusive receber os óculos, ajuda bastante a gente e nossa família" - afirmou. A estudante fez outra afirmação sobre o atendimento: "Eu nunca tinha vindo aqui na UPAE Garanhuns, mas meu pai já veio, está com cirurgia marcada para fazer catarata".

O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, tem acompanhado o projeto: "Podemos confirmar que a questão financeira é um grande obstáculo para as famílias buscarem atendimento médico, e no caso destes jovens, também realizar exames oftalmológicos. Portanto o Boa Visão tem um importante papel sócio-econômico, além de sua importância na saúde das pessoas".

BOA VISÃO

Desde 2015, o projeto começou a ser implantado nas UPAEs, de forma regionalizada, a fim de ofertar, de rotina, as consultas oftalmológicas. A mudança proporcionou a interiorização das ações no Estado, com os atendimentos sendo realizados nas oito unidades. 

Em Garanhuns, o projeto acontece em uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde, através da V GERES, Educação (GRE-Agreste Meridonal) e Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). A UPAE Garanhuns é a unidade de referência.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.