Trouxemos aqui a informação da vitória da professora Lucimar Oliveira para a presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Garanhuns, que aconteceu no último domingo (08).
Conversamos rapidamente agora a pouco com Lucimar, que nos faz algumas considerações sobre a eleição e a gestão à frente da legenda, assumindo o compromisso de ouvir sempre os filiados, de forma democrática, e demandar pela maioria.
Dentre os apoios importantes, o deputado estadual Doriel Barros, federal Carlos Veras e o senador Humberto Costa, todos apoiam a aliança estadual com a Frente Popular de Pernambuco, contudo, a legenda em Garanhuns tem autonomia e não está obrigado a reeditar as alianças estaduais ou vistas em outros municípios. Qualquer caminho será decidido em plenária.
"Nosso projeto é pela candidatura própria do partido em Garanhuns, e teremos este debate interno. É lógico que as conjunturas mudam, mas partimos pensando assim. O partido parte com este projeto." - Afirmou.
Quanto à eleição estadual para a presidência do PT, o novo diretório local tem também simpatizantes do grupo de Marília Arraes. "Nossa chapa foi plural", afirma Fani Bernal, que também integra a chapa. Contudo, a maioria dos filiados apoia a chapa de Doriel que tem o apoio de Humberto, inclusive Eraldo Ferreira, candidato a presidente da chapa derrotada.
Helder Carvalho apoiou Eraldo, mas o fato de Lucimar ter ganho a presidência e não descartar a candidatura própria, incentiva que ele ou outros postulantes possam pensar no projeto.
Como ela mesmo disse, será uma gestão de muito trabalho. O partido dos Trabalhadores é o mais democrático na gestão de seus diretórios, o que permite o diálogo constante, a troca e conflitos de ideias, mas também a construção coletiva.
É lógico que as conjunturas Nacional e Estadual influenciam na tomada de decisões, mas elas devem ser somente mais uma questão a ponderar no momento oportuno, de diálogos e alianças.
A gente torce pelo sucesso.