Fizemos uma análise aqui no blog sobre a visita do ex-senador Armando Monteiro a Garanhuns, e como as entrevistas mostraram um novo discurso do prefeito Izaías Régis, que até então insistia na candidatura do vice Haroldo Vicente e agora, ao lado do senador, confirmou que o candidato pode ser o ex-prefeito Silvino Duarte, se Haroldo não "sair do chão".
Na verdade, percebemos a visita de Armando como uma definição, e sua preferência por Silvino parece clara para todos, enquanto Izaías prefere Haroldo, logicamente. Esta opinião foi compartilhada por um amigo dentro da prefeitura, Silvino seria o candidato. Contudo, pode não ser bem assim, pois o martelo ainda não foi batido.
Outro amigo afirma que não tem definição ainda, e que Haroldo continua firme e forte, participando de eventos e com o grupo unido em torno de seu nome, e segundo pesquisas internas estaria realmente crescendo no eleitorado.
Acho natural este crescimento, afinal é o candidato da prefeitura, é cordial e tem o apoio de Izaías.
Um candidato apoiado pelo prefeito tem a obrigação de estar bem posicionado, e mais ainda, deveria liderar, principalmente diante da exposição que vem tendo na agenda oficial do município. Mas segundo a informação que recebemos, até dezembro novas pesquisas vão mostrar este crescimento e Haroldo vai firme e forte para a eleição. A dificuldade de repassar votos pode ser também de Izaías, como vimos em 2018 com seus deputados.
Silvino também pode ser candidato, mas aí como terceira via, mesma situação de 2012. E não deu certo. Por isto, espera o apoio de Armando, Izaías, Haroldo e o grupo da prefeitura.
Aí fica outra impressão, independente de pesquisas, se Izaías escolher o candidato, será Haroldo, se for Armando, ele iria com Silvino. E o desafio será unir sem traumas e perdas.
E a visita do senador acabou somente por dar prazos e fazer Izaías reconhecer publicamente que Silvino pode ser o candidato do grupo.