quinta-feira, 19 de março de 2020

Quantos leitos de UTI tem a rede estadual de saúde de Pernambuco?



A ampliação da rede de leitos da Rede Estadual de Saúde chegará em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina, com leitos de retaguarda. Na capital, o governo deve utilizar a estrutura dos hospitais privados Nossa Senhora das Graças (Alfa), em Boa Viagem, e Unicordis, no Torreão, atualmente desativados. Ao todo, 1000 novos leitos estão sendo criados, sendo que 400 deles de UTI na capital.

Leitos de UTI

A rede estadual de saúde de Pernambuco conta, atualmente, com 1.018 vagas de UTI, entre leitos próprios e contratualizados junto à rede credenciada.

De acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgado no final de 2018, o Estado está entre os 10 do País que atendem às recomendações de proporção de leitos de UTI para a população, ocupando o primeiro lugar no Norte/Nordeste.

De acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a proporção ideal é de um a três leitos de UTI na rede pública para cada 10 mil habitantes usuários do SUS.

Em Pernambuco, essa proporção é de 1,09, acima de Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.

Vale destacar, ainda, que Pernambuco possui uma das maiores redes públicas próprias do Brasil e do Nordeste.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.