sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Detentos da unidade de Canhotinho participam de projeto de plantação



Com o intuito de reinserir as pessoas privadas de liberdade (PPLs) na sociedade e no mercado de trabalho, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), realiza o projeto de plantação no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho, estabelecimento penal do regime semiaberto.

São as PPLs, sob supervisão, que plantam árvores, cultivam legumes, verduras e frutas, tais como banana, graviola, alface, couve-flor e cenoura. A colheita é destinada ao consumo de reeducandos e servidores da unidade prisional. Ficam também sob a responsabilidade dos detentos - 70 concessionados e 40 voluntários - a criação e cuidados com os animais (bois, cavalos, porcos e cabras).

“O centro de ressocialização de Canhotinho dispõe de um espaço ao ar livre e vem sendo usado para o desenvolvimento dos presos oferecendo a experiência do trabalho no campo e a interação entre eles”, especificou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. O horário de trabalho é seis horas por dia e os concessionados, denominação dos detentos que exercem atividades remuneradas, recebem 75% do salário mínimo, sendo 25% destinado ao pecúlio, liberado após a liberdade.

NOVEMBRO AZUL – O CRA também está participando da campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata. As atividades destinadas aos detentos incluem palestras sobre a saúde do homem; rodas de diálogo com orientações sobre os sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento da doença; confecção de máscaras e serviços de saúde, como atendimento médico, odontológico e do psicossocial.

Entre os procedimentos de enfermagem oferecidos estão aferição de pressão arterial, teste de glicose e temperatura. Os presos também têm acesso a ultrassonografias, exames laboratoriais, testes rápidos e vacinação, além da atualização do Cartão SUS. A programação, que segue até o dia 30 de novembro, também inclui atividades esportivas. 

Fotos: Divulgação/Seres

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.