Prefeito de Garanhuns, Sivaldo parabenizou João Campos pelas redes sociais |
Até a noite do sábado que antecedia esta eleição, as pesquisas mostravam empate técnico entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), 50% a 50%. Apenas uma do Ibope mostrava uma virada de João sobre Marília, que havia colocado 8% de frente, segundo as primeiras pesquisas neste segundo turno.
Esqueçam as pesquisas, com 100% das urnas apuradas, João Campos somou 447.913 votos (56,27%) contra 348.126 votos (43,73%), uma diferença de quase 13% não registrada por nenhum instituto. Vitória inconteste. Vale ressaltar que os institutos ao menos captaram o crescimento de João e o declínio de Marília na reta final.
A vitória significativa fortalece o PSB no estado, o governador Paulo Câmara, o atual prefeito da capital, e provável candidato a governador em 2022, Geraldo Júlio, e o próprio João Campos, que enreda um crescimento na política seguindo os passos de seu pai, Eduardo Campos, que o deve levar ao Governo do Estado no futuro, e quem sabe até mais além. Mas vamos um passo de cada vez, e agora é hora de comemorar a vitória para a prefeitura do Recife.
Marília sai forte como liderança, mas o PT sai enfraquecido. Ela volta a garantir um mandato de deputada, mas perdeu a luta pelo protagonismo no estado e na política da família. O PT cria problemas na relação que tinha com o PSB no governo do estado. Quando baixar a poeira vamos ver como ficam as alas do partido, que ainda está na composição com os socialistas.
A oposição estadual com Armando Monteiro, Anderson Ferreira e até Izaías Régis e Álvaro Porto anunciaram apoio a Marília. A derrota é coletiva.
A vitória do PSB no Recife foi importante para Sivaldo Albino, prefeito eleito de Garanhuns e amigo próximo de João Campos, com quem fez dobradinha na campanha de deputado. Sivaldo se torna uma referência do partido no estado. Bom para Garanhuns, bom para nosso Agreste. Sivaldo já disparou um card nas redes sociais parabenizando João, a imagem que ilustra esta postagem.