sexta-feira, 25 de junho de 2021

Eleições 2022: Lula tem 49% e Bolsonaro, 23% das intenções de voto, mostra pesquisa Ipec






O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para a sucessão presidencial do ano que vem, com 49% das intenções de voto, 26 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem 23%. O cenário é retratado pela primeira pesquisa do Ipec sobre a disputa de 2022.
O levantamento indica que Lula tem 11 pontos percentuais a mais do que a soma de seus possíveis adversários e venceria a eleição no primeiro turno, caso o pleito fosse realizado hoje.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, João Doria (PSDB) tem 5%, e Luiz Henrique Mandetta, 3%. Brancos e nulos somam 10%, enquanto 3% dos eleitores não souberam ou não responderam. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos. O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência.

Em detalhes: a intenção de voto em Lula é mais expressiva entre os entrevistados que moram no Nordeste, entre os mais jovens, os que têm ensino fundamental II, os que se autodeclaram pretos ou pardos, e os que são de outras religiões que não a católica e a evangélica. Já Bolsonaro mantém maior intenção de voto nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, entre homens, evangélicos e quem se autodeclara branco. Veja os percentuais.

Em paralelo: o Ipec também mapeou a avaliação de Bolsonaro no Executivo. A reprovação do presidente subiu de 39% para 49%, enquanto a aprovação caiu de 28% para 24%. Os resultados são comparados à pesquisa anterior, realizada em fevereiro.

Análise: a esta altura do primeiro mandato, só Fernando Collor chegou a um ponto mais baixo de aprovação que Bolsonaro dentre os presidentes eleitos. O que ninguém realmente sabe é qual seu piso — a estimativa mais frequente, entre estatísticos, é que esteja nos arredores dos 15%. Estes seriam bolsonaristas raiz, afirma Pedro Doria, no Analítico.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.