segunda-feira, 11 de abril de 2022

Fundarpe realiza encontro do Inventário Participativo do Patrimônio Ferroviário

A reunião é virtual e acontece nesta segunda e terça-feira (11 e 12); estão convidados representantes do poder público e da sociedade civil de dez cidades


A Fundarpe realiza, nesta segunda e terça-feira (11 e 12), o encontro virtual Inventário Participativo do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco. Na ocasião, será apresentado o plano de trabalho e escuta sobre as referências culturais ligadas ao patrimônio cultural ferroviário.

Para o encontro virtual, estão convidados representantes do poder público e da sociedade civil de dez municípios do Estado: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Paudalho, Palmares, Escada, Garanhuns, Gravatá, Salgueiro, Carnaíba e Petrolina. “Esse encontro é voltado para gestores e pessoas atuantes no campo da preservação do patrimônio ferroviário”, define Amanda Paraíso, assessora de Educação Patrimonial da Gerência Geral de Preservação Cultural da Fundarpe.

O encontro será realizado por meio da plataforma Google Meet. O link de acesso à plataforma será enviado por e-mail no dia do encontro. Na segunda-feira (11), a ação será das 13h30 às 17h. Na terça-feira (12), das 8:30h às 12h.

A atividade integra as ações do Inventário Participativo do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco. A atual etapa é de consulta à população e coleta de informações sobre os diferentes elementos que formam a malha ferroviária no Estado, no passado administrada pela extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). O prazo para as contribuições vai até o dia 15 de agosto deste ano.

O processo técnico que subsidiará a instrução do Tombamento Temático do Patrimônio Ferroviário Edificado no Território do Estado de Pernambuco foi iniciado pela Fundarpe em 2021. As referências dizem respeito a um conjunto construído nos séculos 19 e 20 de elementos necessários à operação dos trens de passageiros e cargas. Entre eles, estão estações, linhas férreas, armazéns, oficinas, vilas, túneis e pontes.

Veja matéria no portal:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.