Durante seu mandato, Jair Bolsonaro sabotou o combate e a vacinação à pandemia da Covid 19, e colocou sigilo de 100 anos em qualquer situação que pudesse dar visibilidade à corrupção e erros de seu governo. Antes mesmo de ser presidente, já estava enrolado com rachadinhas.. Para continuar no poder, liderou uma campanha de ataques à imprensa, eleições, urnas eletrônicas, STF, TSE, juízes, congresso, artistas, constituição, Globo, Folha, etc. Seria uma forma de legitimizar sua vontade de continuar presidente, mesmo se perdesse nas urnas. Continuando no poder, mudaria o STF, para ter influência sobre ele, e assim governar como bem quisesse.
Mas a derrota veio, e acachapante, mesmo com todo o dinheiro público gasto às vésperas das eleições, mudando até leis e colocando a máquina pública para trabalhar na eleição, vide Caixa e viaturas da PRF que barraram eleitores de Lula no dia da votação.
Ato final, Bolsonaro e Valdemar usaram o PL para tentar melar a eleição. Sem sucesso, estão ladeira abaixo, e sem mandato a partir de 1º de janeiro, e com a promessa de Lula de decretar o fim de seus sigilos, Bolsonaro deverá responder por seus atos. Esta é a capa da Revista IstoÉ da semana Nº 2757 - 25/11/22.
E isto não tem nada a ver com Lula, é entre Bolsonaro e a justiça.
.