quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

NOTA DO DEPUTADO WALDEMAR BORGES

Fruto de um entendimento amadurecido ao longo dos últimos meses junto ao governador Paulo Câmara, deixo a Liderança do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir desta legislatura. Há seis anos no cargo, acredito ser saudável que haja um rodízio nessa função que tanto me orgulho de ter desempenhado. A oportunidade de liderar na Assembleia o projeto político iniciado em Pernambuco por Eduardo Campos, e hoje comandado por Paulo Câmara, foi verdadeiramente um privilégio que a história me reservou. 

Agradeço inicialmente aos governadores que me confiaram essa missão. A Eduardo Campos, a João Lyra e a Paulo Câmara. Nenhum desses jamais me recomendou nada além de empenho para servir, com o melhor dos meus esforços, a Pernambuco. Agradeço às equipes governamentais com as quais interagi nesses últimos seis anos. Agradeço à Bancada do Governo na Casa, cuja coesão, respaldada pela qualidade dos projetos elaborados pelo Executivo, garantiu a aprovação de todos as mensagens enviadas à Casa ao longo desse período. Faço uma referência à Bancada da Oposição, com a qual sempre estabeleci uma via de mão dupla assentada no respeito recíproco, e cuja intervenção nos debates muitas vezes ajudou a aperfeiçoar propostas governamentais. 

Coloco-me, como sempre, na condição de militante da Frente Popular de Pernambuco, à disposição para desempenhar qualquer missão que, estando ao meu alcance, venha contribuir com a consolidação e o avanço do projeto político que mais fez por Pernambuco, sobretudo pelo segmento da população historicamente menos assistidos pelo Poder Público. Por fim, dou as boas-vindas aos novos colegas que chegam ou retornam à Assembleia. Suas presenças, certamente darão ainda mais ânimo para que consigamos seguir ajudando o nosso Estado a atravessar, sob a liderança do governador Paulo Câmara, esse grave momento que atravessa o País.

Waldemar Borges
Deputado Estadual

V GERES: Novos secretários municipais de saúde têm primeiro encontro regional em Garanhuns





A V Gerência Regional de Saúde (Geres) realizou, nesta terça-feira (17.01), pela manhã, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Garanhuns, o acolhimento dos secretários de saúde dos 21 municípios da sua área de abrangência. O objetivo deste primeiro encontro foi apresentar as instituições que compõem a Rede SUS, os serviços, o fluxo e o organograma da SES, Geres e unidades de assistência.

A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, recepcionou os novos secretários municipais, e aqueles que permanecem à frente de suas pastas para o início das novas gestões. Também participaram do evento gestores de unidades de saúde, a exemplo de Luiz Melo, diretor do Hospital Regional Dom Moura e Gustavo Amorim, coordenador geral da Upae Garanhuns. Ana Paula de Melo, gerente de gestão estratégica e participativa, apresentou a SES, representando o secretário Iran Costa. A secretária de saúde de Lagoa do Ouro, Nilva Mendes, representou o COSEMS (Conselho dos Secretários de Saúde dos Municípios) no encontro, que teve ainda à mesa de trabalhos a assistente técnica em arboviroses, Daniele Anastácio, da Secretaria Estadual de Saúde. e Alfredo Gois, secretário de Garanhuns, município sede da V GERES.

“Esse tipo de encontro é importante para estreitar laços com os secretários e também para mostrar que o Estado, por meio da Geres e da Secretaria Estadual, está disposto a trabalhar em parceria e a proporcionar saúde de qualidade à população”, explica a gestora da V Geres, Catarina Tenório Ferro.

Durante o evento, todas as coordenações da Geres fizeram breves apresentações para os secretários, e nesta quarta-feira (18), estarão reunidos com os coordenadores das secretarias de saúde dos municípios, em um encontro de planejamento no auditório da UPE - Universidade de Pernambuco.

Inscrições abertas para bolsas de estudos no Japão



O Governo do Japão abriu inscrições, até 20 de fevereiro, para oferta de bolsa de estudos MEXT, oferecida para professores e educadores do ensino fundamental e médio das redes estadual, municipal e privada. As vagas são para estudantes interessados em realizar pesquisas em universidades japonesas nas áreas relacionadas à educação. 

Para participar, os interessados devem comparecer ao Consulado do Japão, localizado na Rua Padre Carapuceiro, 733 – 14º andar, Boa Viagem, Recife, para efetuarem a inscrição. O Consulado também disponibiliza o telefone (81) 3207-0190 para obter mais informações, além do e-mail abaixo: 

As provas escritas têm previsão para o dia 6 de março e a entrevista para o dia 9 de março deste ano. Só participarão da entrevista os candidatos aprovados na prova escrita. O exame de idioma japonês é obrigatório, mas não é eliminatório. O curso tem duração de 1 ano e 6 meses, com bolsa mensal de 143.000 ienes (aproximadamente R$ 4 mil). Os candidatos também serão beneficiados com passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares. É recomendável que o candidato tenha um conhecimento básico da língua japonesa.

Os participantes devem preencher os seguintes requisitos para participar do curso: ter nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa); ter pelo menos cinco anos de experiência como professor do ensino fundamental e/ou médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, na área pública ou privada até o 01.04.2017; estar exercendo a função atualmente; ter inglês avançado; ser graduado por uma universidade ou escola de formação de professores (magistério); ter boa saúde física e mental; serem nascidos em ou após 2 de abril de 1982; ser residente e domiciliado nos estados de jurisdição do Consulado (CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA), além de possuir disponibilidade para participar de todas as aulas e interesse em compartilhar práticas e aprender sobre novas metodologias de ensino.

Fonte: SEE

GOVERNADOR ANUNCIA NOVOS SECRETÁRIOS ESTADUAIS

Roberto Franca assume Desenvolvimento Social, 
Bruno Lisboa comandará Habitação e Marcos Baptista vai para Suape 


O governador Paulo Câmara anunciou, na tarde desta terça-feira (17.01), os nomes dos novos secretários de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Habitação, além do presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que serão, respectivamente: Roberto Franca (atual presidente da Funase), Bruno Lisboa (diretor-executivo de Operações da Cehab) e Marcos Baptista (atualmente secretário de Habitação). O deputado Isaltino Nascimento será o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa, dando continuidade ao trabalho realizado atualmente por Waldemar Borges. 

A posse dos dois novos secretários será nesta quinta-feira (19/01), às 16h, no Palácio do Campo das Princesas, juntamente com a do novo titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, o vice-governador Raul Henry.

BREVES PERFIS:  

Roberto Franca Filho nasceu no Recife em 20 de maio de 1951. É formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1974). Franca foi secretário de Gabinete do então senador Marcos Freire (1975-1978). De 1978 a 1980, foi secretário de gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 1980, passou a presidir o Centro de Cultura Professor Luís Freire, em Olinda, cargo no qual permaneceria durante dois anos. Entre 1985 e 1986 presidiu a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Em 1986, Franca coordenou o programa Mutirão contra a Violência, idealizado pela Prefeitura de Recife na gestão de Jarbas Vasconcelos. Foi secretário de Justiça de Pernambuco do segundo Governo Miguel Arraes, de 1988 a 1990, quando passou a comandar a Secretaria de Segurança Pública.

Em 1990, Roberto Franca foi eleito deputado federal. No primeiro ano de mandato atuou como membro titular das comissões de Viação e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Interior e de Defesa Nacional da Câmara. Em 1995, no terceiro Governo Arraes, voltou a assumir a Secretaria de Justiça, onde permaneceu até o final da gestão.

Com o término o governo, voltou a exercer o cargo de procurador judicial da Prefeitura de Recife. Atualmente, Franca integrou a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, quando, no final de outubro de 2016, foi convidado pelo governador Paulo Câmara a assumir o comando da Funase. Roberto Franca é casado com Maria Cristina Ferreira Lima e tem três filhas.

Bruno Lisboa nasceu no Recife em 18 de março de 1966. Atualmente, exerce o cargo de diretor executivo de Operações da Cehab. Lisboa é funcionário de carreira da Urb-Recife e exerceu diversos cargos na administração pública, entre eles, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe, Governo Jarbas Vasconcelos), secretário de Planejamento e Coordenação do Município de Goiana e secretário-adjunto de Cultura de Pernambuco (Governo Jarbas). 

Lisboa também ocupou a presidência da Companhia de Serviços Urbanos de Recife (CSURB) e foi chefe de Gabinete da extinta Superintendência Regional do INAMPS-PE e da Secretaria Estadual de Saúde (Governo Carlos Wilson). Bruno Lisboa é casado com Claudia Bruto da Costa Gama e tem um filho.

Marcos Baptista nasceu no Recife em 3 de setembro de 1968 e é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seu currículo, destaca-se a atuação como secretário de Habitação (Governo Paulo Câmara), diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), diretor Regional da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, diretor Regional do Fórum Nacional de Secretários de Habitação, chefe de Gabinete da Fundação de Cultura do Recife, diretor de Atendimento da Objectiva Comunicação, em Salvador, gerente-geral da Ampla Comunicação, diretor de Operações na Level Comunicação, gerente de Marketing da Queiroz Galvão e diretor Regional da Blackninja, em São Paulo. 

Marcos coordenou projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de acumular experiência como gestor e consultor em diversas empresas privadas. Baptista é casado com Andréa Galiza e tem dois filhos.

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