sábado, 17 de abril de 2010

Garanhuns eleva Índice de Potencial de Consumo


Garanhuns apresentou em 2009 um aumento de cerca de 0,05% no Índice de Potencial de Consumo, indicador que aponta a capacidade dos moradores das cidades brasileiras em consumir produtos e serviços. O estudo, elaborado pela Consultoria Target Marketing e Pesquisas, de São Paulo, foi divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Instituto de Estudos Metropolitanos – IEME. Estes números refletem o mesmo resultado do ano anterior, mantendo seu posicionamento em 9° no ranking estadual mas subindo 21 posições no ranking nacional das 500 maiores cidades do país. Agora ocupamos a 255º colocação.
A cidade de melhor desempenho no interior do Nordeste foi Campina Grande que apresentou IPC de 0,20333, ficando acima de municípios como Paulista-PE (0,16505), Caruaru-PE (0,13599), Vitória da Conquista-BA (0,13481), Mossoró-RN (0, 10834), Petrolina-PE (0,10548), Imperatriz-MA (0,10272), Juazeiro-BA (0,10172), Juazeiro do Norte-CE (0,09942), Camaçari-BA (0,09284), Garanhuns-PE (0,05762), Paulo Afonso-BA (0,04656), Vitória de Santo Antão-PE (0,05172), Crato-CE (0,04895), Patos-PB (0,04114), dentre outras.
Segundo técnicos do IEME e da Target Marketing e Pesquisas, o IPC atribui a cada município a sua participação percentual no potencial total de consumo do país. “Considerando que o potencial total do mercado nacional seja 100%, o IPC identifica quanto cada região representa deste todo”, diz o texto explicativo sobre o IPC.
O índice é calculado com base na apuração do consumo das famílias dentro das contas nacionais (Banco Central e IBGE); no cálculo do valor nominal do PIB, conforme dados do Banco Central; no cálculo do percentual de cada estado dentro das faixas de renda consideradas no PNAD; na variação da renda por município com base em dados de distribuição de impostos, conforme distribuição do TCU; e no cálculo da população de cada município conforme as taxas utilizadas pelo IBGE.
“O cálculo é feito por faixa de renda do chefe das famílias de cada cidade. Com isso, a precisão e a consistência das informações são aumentadas de forma significativa. A apuração dos percentuais do consumo de cada produto por município é feita com base nos índices de Pesquisa de Orçamento Familiar (POF)”, complementa o texto.
Economia em alta - A seleção dos municípios mais importantes considera, além do IPC, o Valor Adicionado (capacidade de transformação de riqueza de cada município). Para os especialistas, o aumento no IPC de uma cidade indica que a economia local foi fortalecida de um ano para o outro, considerando como fatores geradores a geração de emprego e renda e a estabilidade financeira da administração municipal.
A Consultoria Target Marketing explica ainda que o IPC é uma espécie de Produto Interno Bruto (PIB) do consumo que cada município detém, por força da massa de recursos financeiros amealhados pela população. “O índice quantifica o volume de despesas com consumo, para cada categoria de produto analisada na Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE”.

Estaremos divulgando os rankings de 2008 e 2009 para os comparativos. Aguardem pois estamos recebendo esses dados completos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

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