segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Sucesso da Festa Paschalia - Por Alexandre Marinho


Como um dos idealizadores da Primeira Mostra de Música Clássica e Arte Sacra de Garanhuns, é evidente que sou suspeito para tecer elogios ao evento. Mas, o que posso dizer é que não só eu, mas todos os responsáveis pela realização do evento, como a Gabriela Valença, o Ronaldo César e suas respectivas equipes, o Maestro Renato Accioly, a Ielma Lucena, etc temos recebido muitos elogios, sobretudo pela oportunidade de termos trazido para Garanhuns, durante a Semana Santa, mais um evento de altíssima qualidade, tal como tem sido (por exemplo) o Garanhuns Jazz Festival.
 
A meu ver, o sucesso do evento pode ser visto sob 3 aspectos:
 
Turístico - agregamos um novo e importante valor ao turismo do município, especialmente num período em que a taxa de ocupação dos hotéis era baixa. Ou seja, criamos um novo atrativo. Antes, quem mandava na Páscoa em Pernambuco era Fazenda Nova e Gravatá. Agora, não tenho dúvida de que Garanhuns entrou na briga, e com um diferencial importante.
 
Cultural - este evento fortalece ainda mais a vocação de nossa cidade para ser importante pólo cultural do estado. O que teremos que fazer agora é enraizar este evento para que ele dê bons frutos durante o ano todo. O Prefeito vai solicitar formalmente do Governo do Estado a implantação de uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música para Garanhuns. Com isso, o município passa a ser não apenas um pólo receptor e expositor de cultura, mas também pólo PRODUTOR de cultura.
 
Econômico - Os eventos ideais para Garanhuns precisam ter este formato: foco na atração de um público seleto (classes A e B), e de baixo custo para os cofres públicos municipais. E quando digo que devemos atrair um público seleto, não expresso com isso elitismo ou desdém para com os menos favorecidos. Pelo contrário, justamente por sermos uma cidade de economia fragilizada, e sendo a maioria de nosssa população pessoas de baixa renda, é que precisamos trazer eventos que gerem renda para o município. Turistas que lotem os nossos hotéis, que se alimentem em nossos restaurantes, que comprem o nosso artesanato...
 
É bom lembrar que o Garanhuns Jazz, por exemplo, já em sua terceira edição, conseguiu lotar os hotéis de nossa cidade. Ou seja, de agora em diante é só aperfeiçoá-lo a cada ano e colher os frutos.
 
Fazer uns dois eventos por ano dirigidos ao "povão" com bandas de axé ou forró é necessário, porque o Poder Público deve atender ao gosto de todos, porém, música, cultura e arte devem ser trabalhados como agentes de desenvolvimento e como ativos de geração de emprego e renda, ou seja, quando a Prefeitura investe num evento, os recursos precisam ser alocados para a coluna de investimentos e não para a coluna de despesas.
E é por isso (também) que o nome da entidade que criamos e que realizou junto com a Prefeitura este evento tem o nome de Academia de Educação para o Desenvolvimento. A nossa intenção não é de se transformar em entidade promotora de eventos, mas promotora de desenvolvimento.

Buscaremos agir naquelas áreas que considerarmos estratégicas para o desenvolvimento de nosso município e região, seja participando de alguns eventos, seja elaborando projetos, seja captando recursos, seja sugerindo ações. O importante para nós é que, qualquer que seja a área em que atuarmos, possamos contribuir para sua profissionalização e para o fortalecimento de nosssas vocações. Temos muitos projetos ainda em vista, mas só os divulgaremos na medida em que tivermos a certeza de sua concretização.

Brevemente estarei fazendo uma série de agradecimentos a todos os que contribuiram para o êxito desta Festa Paschalia.
.
Agora comigo: Quando o prefeito Luiz Carlos decidiu por realizar o evento, eu estava assumindo a Diretoria de Cultura, e recebi a responsabilidade como um presente. Gabriela Valença reuniu as equipes de Cultura e Turismo, dividiu as tarefas, que foram muitas para pouco tempo, recebemos apoio de outras secretarias como Serviços Públicos e Ouvidoria, e cuidamos de deixar o Centro Cultural, que há algum tempo não registrava esse tipo de atração, em condições de receber este magnífico evento. Sofremos com as chuvas que antecederam a Paschalia, mas enfim, tudo deu certo. Contamos com um grande apoio na divulgação daas rádios e jornais de Garanhuns e da Rede BloggerPE, blogueiros de Pernambuco que formam essa grande rede de informação em nosso estado. Os elogios que recebemos pelo Teatro Souto Dourado e pelas apresentações, dividimos com todos que trabalharam. Especialmente a secretária que investiu na ideia, ao Alexandre Marinho que nos deu esse presente, e a Seu Luiz, prefeito da cidade, por marcar a Páscoa de Garanhuns com um evento grandioso, de forte impacto turístico e cultural, e que no último dia, vendo o sucesso do evento com o teatro lotado, nos informou, em ofício lido por mim no palco, que Garanhuns está solicitando ao Conservatório Pernambucano de Música uma unidade para Garanhuns. O Maestro Zé Renato Acioly, que estava como curador do evento se emocionou com a proposta e disse da possibilidade da instituição de ensino de música estar em Garanhuns no Festival de Inverno comemorando seus 80 anos de criação.
Quem, em 30 dias de trabalho, pode dizer que fez parte de algo assim? Por isso me sinto presenteado! Obrigado! 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.