Percebe-se que muitas pessoas não frequentam as igrejas na Semana Santa, e dentre elas existem as que aproveitam apenas o feriado, aliás, feriadão. Muitas outras pessoas vivenciam a páscoa apenas nas tradições familiares. Mas a Páscoa é um momento especial para as religiões e seus fiéis, quando se comemora o "Jesus Ressuscitado". É importante que tenhamos o espírito desta época durante todo o ano. Por isso, e para quantificar essa participação dos nossos e-leitores na Páscoa é que nossa enquete perguntou:
.
Sim. Procuro participar na Igreja 19 (24%)
Sim, mas vivo mais as tradições em casa 23 (29%)
Não, mas respeito! 26 (33%)
Não, eu quero mais é saber do feriadão! 9 (11%)
.
Agora comigo: Esses que só querem curtir o feriadão seriam ateus? Trata-se de um número relevante, 11%. Ou estariam eles decepcionados com suas religiões?
Outro dado interessante, 24% vivenciam a Semana Santa na igreja. Em termos percentuais parece pouco, mas transformado em números reais dá uma boa quantidade de pessoas que creem que na Igreja, seja de qualquer religião, é mais efetivo o contato com Deus.
Mas a resposta vencedora é daqueles que não vivenciam mas respeitam aqueles que seguem a tradição da Semana Santa. É uma situação coerente.