quarta-feira, 12 de maio de 2010

Enquete para o governo do estado: Deu Eduardo! Mas...

Em números absolutos a diferença é gritante: 60 a 30. É com esta margem que se inicia a campanha para o governo do estado entre Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos, segundo nossos e-leitores. Mas confesso que pensei que iria dar mais. Explico: Eduardo venceu em Garanhuns nos dois turnos em 2006. No primeiro tinha Humberto, principal candidato oposicionista contra Mendocinha, que queria continuar governador. No segundo Eduardo teve 9 votos em cada dez. É claro que agora não é Mendoncinha, o candidato das oposições é Jarbas, que tem muito mais peso político. Mas aqui em Garanhuns, além da boa aprovação ao governo Eduardo ainda conta contra o peemedebista a má imagem deixada pelo presídio feminino, que ainda é hoje é referência como única obra em Garanhuns na sua administração estadual. Em vários momentos seus aliados perderam a chance de contestar essa falsa afirmação.
Já ouvi também o argumento que quando Eduardo começou tinha menos de 3%, e lembro disso por que estava lá, nas primeiras reuniões também. Mas a configuração política era outra, a campanha presidencial também foi fator decisivo naquele ano para a virada, e a candidatura de Mendoncinha era mais frágil, portanto mais fácil de ser quebrada que uma articulação pela reeleição de Eduardo que temos no momento. Eduardo é candidato de um governo seu, Mendonça Filho defendia a continuação do governo Jarbas. Eduardo soube ser o que Pernambuco queria naquele momento, uma mudança administrativa pujante aliada ao governo Lula.
Acredito que esses números do blog sejam, mais ou menos, os números que serão apresentados nesses dias pelos institutos de pesquisa. Vale ressaltar que numa campanha polarizada, cada voto ganho vale por dois, pois diminui diretamente do adversário. Resta ver quem tem margem de crescimento, se Eduardo quando mostrar suas ações mais fresquinhas na cabeça do eleitorado, ou Jarbas que estava se esquivando da candidatura e pode ganhar com o casamento eleitoral com Serra.
As nuvens políticas estão em constante mudança, e amanhã podem formar um novo desenho. De certo que a eleição que parecia ganha, continua apontando para o favoritismo de Eduardo, e muito dificilmente ele deixará de bater ponto no Palácio do Campo das Princesas, mas... há de se olhar o retrovisor!
Vamos ao resultado da enquete:
.
E agora, considerando essas candidaturas. Em quem você votaria hoje? (157 votos)

Eduardo Campos 88 (56%)
Jarbas Vasconcelos 43 (27%)
Outro 11 (7%)
Nenhum 15 (9%)
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.