sábado, 3 de julho de 2010

Festival de Inverno de Garanhuns - sinal de alerta

Vou falar sobre o Festival de Inverno e sua programação no decorrer desta semana, mas quero antecipar o sinal de alerta ligado com a decisão da Fundarpe de não colocar programação para dois importantes polos durante o primeiro final de semana. O palco instrumental do Pau-Pombo e a cultura popular no centro da cidade somente começarão na segunda-feira, depois que os turistas de final de semana forem embora. Um contrasenso, principalmente se o argumento for economia por conta da infraestrutura, num festival que se investe tanto, não podemos perder atrativos desses quilates. O que farão as pessoas durante a sexta, o sábado e o domingo durante o dia? Não é público para circo e dança. Ficará uma sensação de vazio e um perigoso precedente para os festivais do porvir! Passos para trás. E mais, os Palcos Pop e Forró só começam no sábado.
Voltarei ao tema, pois fico com o receio de se estar privilegiando a Esplanada Cultural Guadalajara em detrimento de um projeto mais abrangente.
Qual turista o Festival quer atingir? Aquele que vem por conta dos nomes que estão no palco principal ou aquele que vem devido a proposta cultural do festival, como o carnaval de Olinda e o São João de Caruaru, onde as pessoas já vão independentemente de atração. Aquele que vem somente por conta do nome famoso oferece menos resultado. O que vem pela proposta, curte todo o festival, seus polos, e com certeza, retorna, pois se apaixona por este grande evento multicultural. Por isto não podemos descuidar da programação de todos os palcos do Festival de Inverno. Precisamos de todos os turistas para girar a economia regional.
Tenho críticas quanto a divulgação. Não temos dúvida que a programação do Festival de Inverno é realmente muito boa, principalmente na Guadalajara, mas as pessoas precisam saber. Não há divulgação do FIG. Não vi um panfleto, carro de som, rádio, TV, out-door, nada! E estamos a quinze dias do evento! Não adianta investir pesado em grandes nomes da música brasileira e guardar segredo. Conta também o atraso na divulgação, que foi aos poucos no twitter. O Festival de Inverno de Garanhuns tem potencial para mídia nacional, se não, ao menos entrar no circuito das grandes cidades nordestinas. Rádio e TV, e isso já deveria ter sido durante o São João, para gerar o incentivo das pessoas virem conhecer nosso festival. Se não é a Fundarpe, que seja o município, mas precisamos criar formas de atingir essas cidades mostrando a grandiosidade do nosso evento! Cidades como Natal, Maceió, Campina Grande, João Pessoa, Caruaru, Arapiraca, Petrolina e Recife precisam ser impactadas com a divulgação do FIG, assim como chega a nós tudo sobre os festejos juninos, carnaval, e outros eventos dessas cidades, seja por qual meio de comunicação for.
Mas como eu disse antes, depois a gente fala mais! Vamos analisar a programação.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.