domingo, 18 de julho de 2010

Um sábado pra ficar na história - Os Cabra, Zefinha, Skank e os Móveis

Não sei, talvez mais de 50 mil pessoas estiveram na Esplanada Cultural Guadalajara para ver Skank, mas viram também Rogério e os Cabra(assim mesmo, no singular), Dona Zefinha e Móveis Coloniais. E foi tudo muuuuito bom!
Começando com Rogério e seu bando, ou banda! Os cabra tão afinados, fazendo um som que não cabe mais somente em Garanhuns, tanto é que o cantador ganhou o Festival da Canção de Quipapá. Rogério faz um som que de tão regional é quase erudito, uma mostra de que existe muita lapidação para se fazer uma música simples, com sotaque das coisas da gente.
Produtores - descubram Rogério e os Cabra. Achem nele o que viram em expoentes da nossa música como Lirinha, Lenine e Chico, misturado com Xangay e Audejan. Imagine se o Zé Ramalho e o Chico César tivessem entrado no cantoria cantando coisas de Maciel Melo e Xico Bizerra. Acho que é por aí! Mas o cara tem um estilo próprio, mesmo com essas referências que passei pra vocês. Infelizmente não chegamos na grande mídia, e nem nossas próprias rádios tocam as músicas de Garanhuns. Claro com algumas exceções de horários, radialistas e músicos. Quando chega festival a gente corre pra entrevistar, mostrar o show, conseguir o CD, mas não bota pra tocar e depois se esquece que os caras existem. Do palco principal, quantos estão tocando em nossas rádios? É claro que tem a preocupação de se tocar os sucessos que o povo pede, mas a rádio tem um dia todinho de programação...

Depois veio a banda cearense Dona Zefinha, e foi outro espetáculo. Jesus! Que bom!
A banda mistura música com humor circense, fica uma coisa mambembe, como se fossem fazer a apresentação no meio de uma praça. Saltimbancos dos novos tempos. Uma grande brincadeira de cultuira popular que funciona no palco pela irreverência da trupe. Foi realmente inesquecível. Quero ver de novo! As performances são geniais, são músicos, atores e intérpretes. Assim passearam no palco brincando, cantando côco, mexendo com a sonoridade vocal e dos instrumentos. Poxa, como é difícil descrever a magia que vimos no palco. Descubram Dona Zefinha!

Skank foi FE-NO-ME-NAL! Samuel Rosa e a banda mineira cantaram os grandes sucessos da banda em quase duas horas de show. Das baladas românticas à agitação dos grandes hits, a praça cantou junto com SKANK, que segundo nossa enquete, é o grande nome deste festival. A ansiedade de ver o grupo no Festival de Inverno era muito grande e não decepcionaram. A turma jovem pulava, cantava numa energia contagiante. Os camarotes balançavam! Skank é aina jovem mas traz um resgates das bandas de pop rock dos anos 80, por isso agrada a várias gerações. Samuel Rosa já não é um menino, mas dialoga com os teens como se adolescente fosse! Demais! Um dos maiores públicos do Festival de Inverno em sua história. Era show pra encerramento. Fico com a impressão que não devemos repetir o público deste sábado (E olha que hoje é a noite do brega!).

Encerrando a noite, Móveis Coloniais de Acaju! Uma dessas bandas que dá a impressão que ninguém nunca ouviu falar e de repente estoura nas paradas de sucesso. A galera já conhece suas canções, meu filho disse que curte na MTV. O som é pop rock e o repertório é dançante, que mais a juventude quer pra fazer suas baladas? Então é sucesso garantido. Seguraram um grande público na praça, mesmo depois de Skank.
Por fim, um sábado muuuuito prazeroso de Festival de Inverno.

Dois detalhes:

No camarote das rádios só tem uma cadeira para cada emissora. É um rodízio para sentar. Ninguém aguenta trabalhar nessa agitação de 8 da noite às 2 da manhã sem descansar as pernas. Alguém, por favor, ...

Hoje não tem Cultura Popular e Pau-Pombo, perdoem-me a franqueza, mas é um absurdo! Garanhuns está com sua população triplicada e esses dois importantes polos musicais do Festival de Inverno, junto com Forró e Pop, fazem um roteiro alternativo da Esplanada Cultural Guadalajara. Assim é como se o Festival não estivesse acontecendo em sua plenitude! Para muuuuita gente, esses palcos são mais importantes mesmo que a própria Guadalajara. Né não???!!!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.