ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SABER MAIS!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Uma Garanhuns transformada e crescendo da forma que queremos


Tenho visto nos últimos dias uma discussão sobre nomes que não sei se nesse momento é importante para Garanhuns. Se o prefeito for fulano ou Beltrano vai melhorar. E outra coisa, procurar saber se os recursos são federais ou municipais nas obras que estão sendo feitas na periferia, para quem está na periferia, não importa, o que importa é fazer.

São recursos federais sim, mas estão em Garanhuns. Não é a prefeitura, e nem poderia, com o atual quadro financeiro desenhado na região, muita gente está feliz somente porque o prefeito conseguiu segurar a administração sem demissão.

Garanhuns vem cortando o cordão umbilical com sua administração pública, e isto é desenvolvimento. As coisas vêm acontecendo independentemente do patrocínio público, ou seja, a roda gigante começa a girar.

Em cidades pequenas a dependência do poder público é integral. Nada acontece e as pessoas têm na prefeitura a sua sobrevivência.
Temos no momento na administração pública municipal alguns órgãos e pessoas competentes que estão desenvolvendo bons trabalhos. Em outros setores temos pessoas que estão simplesmente pela dependência do emprego. Sem a capacidade necessária para a ação pública. Então vamos incentivar aqueles que estão cumprindo bem seu papel com o reconhecimento, assim deve ser.
Mas, independentemente disso, em Garanhuns as coisas vêm acontecendo. Na saúde, na educação, nos empreendimentos, na construção civil, etc. Sejam investimentos públicos ou privados, a cidade vai se transformando. É claro que ter um governo empreendedor e parceiro acelera o ritmo deste crescimento, seja ele municipal, estadual ou federal.
Mas não creio que a discussão personalista sobre fulano ou beltrano no futuro, voltando a criar heróis seja benéfica. Precisamos sim, criar um modelo de administração que gere desenvolvimento para a cidade, para que não percamos esse momento de demanda e fluxo de ações positivas.

E são várias boas notícias em vários segmentos.

Precisamos identificar entraves como o plano diretor do município que está deixando a cidade "nanica", segundo palavras de Paulo Camelo. Precisamos cobrar responsabilidade e competência de órgãos públicos, como a Câmara de Vereadores, que deixou de ser um órgão de discussão dos anseios populares e fiscalizador do executivo para ser um balcão de atendimento popular.

Precisamos discutir nosso trânsito. Nosso centro da cidade. Nossa lei de incentivo à captação de empreendimentos industriais. Porque não funciona? Precisamos cobrar nossos representantes políticos.

E precisamos aprender a antever o futuro. Como será a Garanhuns de daqui a 10 anos? Teremos quase duas dezenas de estudantes universitários. Como vamos melhorar nossa infra-estrutura para esse crescimento sem perder a qualidade de vida?

Não podemos perder mais nada. Já perdemos tudo que podíamos nos últimos trinta anos. E não vejo que seja discutir se foi A, B ou C possa melhorar o presente. O que não podemos é repetir os erros do passado fazendo o jogo político da mesma forma.
Precisamos de representatividade política na esfera administrativa estadual. Garanhuns precisa estar presente nas grandes decisões.

Municípios como Petrolina, Caruaru e Campina Grande já aprenderam a crescer independemente de quem seja o prefeito, se é do lado de cá ou de lá. Precisamos fazer igual.

E não vou deixar de comparar Garanhuns a estas cidades, pois nosso potencial é neste nível. Não podemos deixar de merecer nosso futuro comparando com cidades que vivem exclusivamente da prefeitura. Espero subirmos desse patamar.

Finalizando, precisamos desejar e construir a cidade que queremos, e não vai ser um prefeito ou prefeitura que fará tudo. Mas sabendo cobrar e contribuir com quem está lá pode também transformar Garanhuns.

4 comentários:

HELDER HERIK disse...

Também quero compartilhar esse sentimento de boas notícias. Quero minha cidade crescendo sem perder a beleza que tem. Crescer sem perder a beleza jamais.

Um abraço.

~Blog de não quero mais essa contaaaaaaa~ disse...

muito bom isso... mais a sede da GUARDA MUNICIPAL passou mais de uma semana as escuras, sem energia elétrica ,e os guardas estavam a luz de velas pois daqui de minha casa dava pra ver tudo isso , agora creio eu que o aluguél, ninguém atrasa, pois ao contrário da celpe, naõ da pra fazer acordos e comer o dinheiro público, mais o aluguel sim! todo mês é pago uma furtuna para uma casa alugada para GUARDA MUNICIPAL , onde na verdade nunca anteceu eles ocupam a GARAGEM! é isso gente uma GARAGEM! pois a sede da GUARDA MUNICIPAL e nos fundos de uma GARAGEM! e mais sem energia

antonio candido de souza disse...

...enquanto temos um comentário exttremamente pertinente ao crescimento de Garanhuns, feito pelo Elder Erik, temos esse outro, eivado de erros, massacre ao idioma pátrio, fazendo comentários depreciativos que nada têm a ver com o fator desenvolvimento sustentável. Asnos não deixarão de existir, pois não estão, ainda, em extinção.

Anônimo disse...

Boa tarde Ronaldo, você deveria proibir certos comentários, que ofendem o outrem, pois é com muita insatisfação que li o desabafo do PASQUALE logo acima ...
ANTONIO CANDIDO DE SOUZA, SEJA HUMILDE E RESPEITE O PRÓXIM0, SEJA DIGNO , ALIAS DIGNIDADE É PRA POUCOS !FELIZ NATAL PRA VC

COMPARTILHE NOSSAS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS

CADASTRE SEU E-MAIL

MAIS ACESSADAS DA SEMANA