segunda-feira, 14 de março de 2011

Kassab é o passaporte para Eduardo Campos entrar no eixo político/econômico do sul do país


Com aprovação estratosférica em Pernambuco e modelo de administração para outros estados da região, o governador Eduardo Campos supõe ter força regional suficiente para voos mais altos na política brasileira, por isso comanda o estado de olho na sucessão de Dilma Roussef.

Mas não basta ser bem avaliado pela população do seu estado e presidir um partido em franco crescimento, para almejar ser presidente do Brasil, ou ver um projeto federal que possa ser viável a curto/médio prazo, Eduardo tem dois desafios, entrar no seio da política do sul, principalmente São Paulo, maior economia do país, e quebrar a supremacia bipartidária das eleições presidenciais, com a disputa polarizada entre PT e PSDB.

Uma chave para tudo isso é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do Democratas. Este pretende ser governador do seu estado, mas lá também sofre com a polarização das disputas, precisaria construir uma alternativa forte. Aí, nesse jogo, entra o PSB, de Chalita e Skaf.
Mas se ele trocar de partido perde o mandato. Portanto a estratégia é a criação de uma nova legenda, o PDB, com a possibilidade da unificação depois com o PSB.

Acredito que Eduardo não ficou plenamente satisfeito com o tratamento dado por Dilma Roussef na contemplação de seu governo. Achava ele que seria amigo do rei, um dos nomes a comandar o país, ser ouvido, pela importância que teve na campanha e pela proximidade com o presidente Lula. E não foi isso que aconteceu, Dilma acabou por privilegiar a conversa com Ciro Gomes, oferecendo-lhe o filé. Eduardo teve que suar bastante, e somente aos 48 do segundo tempo conseguiu emplacar Fernando Bezerra Coelho.

Embora o PSB seja fiel ao governo, um dos partidos mais presentes, o governador Eduardo Campos analisará mais à frente as vantagens e desvantagens das suas parcerias. Pois mesmo que não vingue sua busca à faixa presidencial, o PSDB, do senador Aécio Neves, estará batendo em sua porta, oferecendo mundos e fundos, coisa que Dilma postergou para dar o mínimo.

Estamos com uma enquete buscando descobrir os primeiros sinais para 2014, aproveite e vote, em quem você está propenso a votar para presidente?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.